LISTA MUeMUV Exercicios

894 palavras 4 páginas
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Disciplina de Física I
10ª Lista de Exercícios: Cap. 02 MU e MUV - Exercícios Adicionais

Prof. Nelson Elias

Aluno (a): __________________________________________________ Turma: ______ Data: ____/___/___.
1) De um pilar até um poste. Começando em um pilar, você corre 200 m de oeste para leste (o sentido do eixo +x) com um velocidade média de 5,0 m/s e a seguir corre 280 m de leste para oeste com uma velocidade média de 4,0 m/s até um poste. Calcule a) sua velocidade escalar do pilar até o poste; b) o módulo do vetor velocidade média do pilar até o poste. 2) Um trem de metrô parte do repouso em uma estação e acelera com uma taxa constante de 1,60 m/s2 durante 14 s. Ele viaja com uma velocidade constante durante 70,0 s e reduz a velocidade com uma taxa constante de 3,5 m/s2 até parar na estação seguinte. Calcule a distância total percorrida.
3) Quando um sinal luminoso (semáforo) fica verde, um carro que estava parado começa o movimento com aceleração constante de 3,20 m/s2. No mesmo instante, um caminhão que se desloca com velocidade constante de 20 m/s ultrapassa o carro. a) Qual a distância percorrida a partir do sinal para que o carro ultrapasse o caminhão? b) Qual é a velocidade do carro no momento em que ultrapassa o caminhão? c) Faça um gráfico x(t) (x versus t) dos movimentos desses veículos. Considere x = 0 o ponto de interseção inicial. d) Faça um gráfico v(t) (v versus t) dos movimentos desses veículos. 4) Um tijolo é abandonado (v0 = 0) do alto de um edifício. Ele atinge o solo em 2,50 s. A resistência do ar pode ser desprezada, de modo que o tijolo está em queda livre. a) Qual é a altura do edifício? Qual é o módulo da velocidade quando ele atinge o solo? c) faça os gráficos y(t) (y versus t) , v(t) (v versus t) e a(t) (a versus t) para o movimento do tijolo.
5) Um estudante de engenharia mecânica está sobre o telhado de um edifício de 46,00 m acima do solo (veja a figura abaixo). Um político corrupto,

Relacionados