Lista I_BioFUni_2015_Ter 2

1928 palavras 8 páginas
BIOFÍSICA
Prof. Érico A. Rosas

Lista de Exercícios

Brasília
2015

Disciplina: Biofísica
Prof. Érico A. Rosas
Aluno (a): Giovanna Mª_________________________________Nº CPD: 26575
Aluno (a): Rosana Agnelo_______________________________Nº CPD: 31704
Aluno (a): Ruth Alencar________________________________Nº CPD: 28918
Aluno (a): Silvana Martins_____________________________Nº CPD: 32115
Aluno (a): Thayna Caetano____________________________Nº CPD: 25583

PRIMEIRA LISTA DE EXERCÍCIOS DE BIOFÍSICA

Assunto: Água e fluidos biológicos; Transporte através de membranas; Osmose; Potenciais elétricos de membrana; Potenciais de ação nos neurônios; Comunicação celular por sinapses.

1) Discorra sobre a solubilidade de biomoléculas como proteínas, carboidratos e lipídeos num meio aquoso considerando, em termos gerais, a polaridade desses tipos de moléculas.
Lipídeos: A gordura e o óleo são hidrofóbicos, ou seja, apolares e insolúveis em água. Existem os lipídeos anfipáticos, são como os fosfolipídios que tem uma parte polar e outra apolar.
Proteínas: Os principais tipos de aminoácidos são caracterizados uns como polares que são solúveis em água e outros apolares que não são solúveis em água.
Carboidrato:

2) Qual a importância das proteínas como receptores, canais (poros) e transportadores?
Proteínas Receptoras: Porque são sítios de ligação de vários hormônios e medicamentos. Temos como exemplo, o aumento da glicose no sangue, estimula receptores específicos nas células do pâncreas, fazendo-as secretarem insulina.
• Canais (poros): Porque sua conformação espacial forma verdadeiros canais por onde substâncias podem atravessar a membrana. Por exemplo, a porina chamada de aquaporina, existente nas células renais, que permite a passagem de água através da célula.
• Proteínas transportadoras: Porque promovem a entrada ou saída de substâncias através da membrana plasmática. Induzindo uma mudança de sua estrutura espacial, permitindo a passagem dessa

Relacionados