Lista Exercícios ZMV1319

546 palavras 3 páginas
FARMACOLOGIA
ZMV1319

1.Aponte vantagens e desvantagens existentes entre as vias parenteral (IV) e enteral (VO) utilizadas para administrar um medicamento.

1a.passagem
2. Descreva as etapas farmacocinéticas que um fármaco é submetido após administração por VO até chegar ao seu alvo

mostrando as barreiras que (sítio de ligação), ele encontra.

+
+
+
BNH
BNH
+ H
2 + H ⇒ BNH
3 ⇒
2
3. O ácido acetil salicílico possui pKa = 3,5. Analise o percentual teórico de absorção do fármaco no estômago nas seguintes situações: a. Antes de uma refeição quando pH do estômago é de aproximadamente 1,5.
b. Depois da refeição quando o pH for aproximadamente 3,5.
c. Quando ingerido com bicarbonato de sódio e o pH fica em torno de 7,5.
4. Discuta o efeito de primeira passagem hepático e recirculação entero-hepática. 5. Um cão com infecção de ouvido foi medicado com um antibiótico
A associado com um antiinflamatório B. Não se observou efeito do fármaco A, pois a febre não regrediu em 48h. Considerando que não foi detectado resistência pelo microorganismo ao antibiótico em meio de cultura, discuta o mecanismo provável que causou a anulação do efeito do antibiótico.
-1
6. A constante “k” de eliminação de um fármaco é 0,05775 h
.
Calcule o tempo de meia vida desse fármaco e o tempo que leva para que a quantidade de fármaco no organismo seja reduzida em 30%.

7. Mingau, o gato da D. Magali, 6 anos, chega ao UDCH da FZEA

com vômito, broncoespasmo moderado (dificuldade respiratória) devido a aplicação de um derivado do ácido-6-amino-penicilâmico (pK a 5,2). a. Discuta o procedimento que pode ser executado para aumentar a eliminação renal do fármaco.
b. Considere pH atual da urina de 5,2 e mostre o percentual de fármaco que é reabsorvido pelos rins.
8. Um cavalo da raça manga-larga recebendo dose de 75 mg/Kg a cada 12 horas (há 3 dias) de ácido acetil salicílico como medicação para dor e febre. Foram observadas pelo veterinário as seguintes alterações: freqüência de

Relacionados