Lista economiaindustrial

2057 palavras 9 páginas
Lista de Exercícios de Economia Industrial
Assunto: Oligopólio
Filipe Vilela Andrade – 08.2.1145

Questão 1: No modelo de Stackelberg, a empresa que determina sua produção em primeiro lugar possui uma vantagem. Explique a razão.
Segundo o modelo de Stackelberg a empresa com liderança de preço possui uma vantagem porque a segunda empresa deve aceitar o nível elevado de produção da líder como fixo e produzir uma quantidade menor. Se a segunda empresa decidisse produzir uma quantidade maior, isso levaria a uma redução no preço e no próprio lucro. A primeira empresa sabe que a segunda não terá escolha a não ser produzir uma menor quantidade a fim de maximizar seus lucros e, assim, a primeira é capaz de capturar uma parte maior dos lucros do setor.
Questão 2: Explique de que modo de uma empresa com liderança de preço determina aquele que maximizará os lucros.
Dado que as empresas não podem combinar seus preços explicitamente, elas utilizam meios implícitos. Uma forma de conluio implícito é seguir a empresa com liderança de preço. Esta, em geral a empresa dominante do setor, determina o preço que maximiza seus lucros calculando a curva de demanda com que ela se defronta: ela subtrai, da demanda de mercado, a quantidade ofertada por todas as outras empresas para cada preço, e o resultado é a sua curva de demanda. A empresa líder escolhe a quantidade que iguala sua receita marginal a seu custo marginal. O preço de mercado é o preço ao qual é vendida a quantidade que maximiza os lucros da empresa líder. A esse preço, as seguidoras abastecem o resto do mercado.
Questão 3: Consideremos duas empresas que se defrontam com a curva da demanda P = 50 – 5Q, onde Q = Q1 + Q2. As funções de custo da empresa são C1(Q1) = 20 + 10Q1 e C2(Q2) = 10 + 12Q2. a) Suponhamos que as duas empresas tenham entrado no setor. Qual será o nível de produção conjunta capaz de maximizar os lucros? Qual a quantidade cada empresa produzirá?
Se ambas as empresas tiverem entrado no mercado e

Relacionados