Lista de Gestão Tecnológica 2

Páginas: 6 (1274 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
Lista de Exercícios

1. Explique o formato da curva de possibilidades de produção. Qual seria esse formato, se os custos de oportunidade fossem constantes?

R= A curva expressa a possibilidade de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção. Qualquer ponto cobre a curva significa que a economia irá operar em pleno emprego, ou em plena capacidade,utilizando todos os fatores disponíveis. Transferência de fatores de produção de um bem X para um bem Y implica um custo de oportunidade, que é igual que ao sacrifício de se produzir parte do produto X para se produzir do Y. Daí, se os custos de oportunidade fossem constantes, a produção de um produto ou outro seriam a mesma.

2. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidadedemandada?

R= Função demanda relaciona a quantidade demandada e um preço de um bem. Sabe- se que quando o preço aumenta, a procura diminui e, quando o preço diminui a procura aumenta. Esta é a Lei da Demanda, caracterizada por uma função decrescente. A diferença entre a quantidade demandada e demanda é que: a primeira representa a quantidade de um determinado bem que os consumidores estão aptose dispostos a adquirir, em determinado período de tempo, aos diversos preços alternativos, já a demanda representa a relação geralmente inversa, que existe entre o preço de um bem e a quantidade demandada deste bem. É um ponto específico na curva, sofrendo alterações somente quando é alterado o preço do produto que está sendo estudado.

3. Qual o significado de excedente do consumidor? E doprodutor?

R= A análise dos benefícios de uma transação entre dois elementos, o vendedor e comprador é frequentemente feita pelo emprego dos conceitos de excedente do consumidor (responsável por medir o benefício obtido pelo consumidor numa determinada transação) e o de excedente do produtor. O excedente do produtor está relacionado ao montante, em unidades monetárias, que este beneficia porproduzir as quantidades que lhe darão a maximização de seu lucro, ou seja, quanto mais baixo o preço que o produtor estiver disposto a colocar em seu produto ou serviço, maior deverá ser a sua produção, de modo a recolher os dividendos de sua empreitada. O Excedente do Consumidor corresponde à diferença entre o montante que o consumidor estaria disposto a pagar por determinada quantidade de um bem e omontante que efetivamente paga. Esta situação ocorre porque o consumidor consome até ao momento em que a sua utilidade marginal iguala o preço de mercado.

4. Explique por que, quando a demanda é inelástica, aumentos do preço do produto devem elevar a receita total dos vendedores.

R= Com uma curva de demanda inelástica, um aumento nos preços leva a uma diminuição na quantidade demandada, emmenor proporção que o aumento nos preços, assim a receita aumenta.

5. Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com melhoria no grau de distribuição
de renda. Você concorda? Por quê?

R: Políticas para estabilizar a inflação diminuem as perdas dos trabalhadores, pois a inflação chega até eles como impostos, para as classes de baixa renda, essa estabilidade melhora a rendareal. Então essa ideia está incorreta.

6. Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia.

R= De acordo com a definição de Vasconcellos (2000), Microeconomia estuda o comportamento de consumidores e produtores e o mercado no qual interagem. Preocupa- se com a determinação dos preços e quantidades em mercados. Macroeconomia estuda a determinaçãoe o comportamento dos grandes agregados, como PIB, consumo nacional, investimento agregado, exportação, nível geral dos preços etc.,com o objetivo de delinear uma política econômica. Tem um enfoque conjutorial, isto é, preocupa-se com a resolução de questões como inflação e desemprego, em curto prazo.

7. Sintetize os objetivos de política econômica.

R= O objetivo principal da política...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho 2 de gestao tecnologica 1
  • 2 Web Atividade gestão tecnologica
  • GESTAO TECNOLOGICA
  • Gestao Tecnologica
  • Gestão Tecnologica
  • Gestão tecnologica
  • Gestao tecnologica
  • Gestão tecnologica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!