LISTA DE EXERCu00CDCIOS Organizau00E7u00E3o Celular

743 palavras 3 páginas
LISTA DE EXERCÍCIOS – ORGANIZAÇÃO CELULAR
1. Uma droga qualquer de efeito tóxico (fenobarbital, por exemplo, que é um sedativo usado como medicamento) foi fornecida a ratos adultos por 5 dias consecutivos. O retículo endoplasmático (RE) de hepatócitos (células de fígado), analisado durante 12 dias, apresentou o seguinte resultado:

O que sugerem os resultados obtidos? Por quê?
2. As organelas citoplasmáticas são fundamentais ao processo vital das células, pois apresentam-se responsáveis pela sua fisiologia. Do seu inter-relacionamento depende o bom funcionamento celular. Na síntese de proteínas de “exportação” está envolvida também a secreção de enzimas que atuam na digestão extracelular.
Cite as organelas que estão diretamente envolvidas nos processos mencionados.

3. Sabe-se que ambos os retículos endoplasmáticos, liso e rugoso, desempenham em comum algumas funções. Que função poderia ser citada como exclusiva do retículo endoplasmático rugoso? Por quê?

4. Os lisossomos participam de dois processos celulares: autofagia e heterofagia. No que consistem esses processos?

5. Os microtúbulos são estruturas presentes no citoplasma de todas as células eucariontes, entrando na constituição de uma série de estruturas celulares. Quais são as estruturas celulares formadas por eles?

6. Peroxissomos são diminutos organoides celulares que contém uma enzima, a catalase. Qual é a função dessa enzima?

7. Uma das várias funções exercidas pelo retículo endoplasmático é a atividade sintética. Que substâncias são sintetizadas no retículo granular e liso?

8. O pâncreas é constituído por ácinos cujas células secretam enzimas digestivas. Qual é a organela citoplasmática diretamente relacionada a essa função.

9. Por que se pode dizer que a energia que um atleta usa durante uma corrida vem, em última análise, do Sol?

10. Por que, sem a energia do Sol, os animais não teriam energia para manter o seu metabolismo?

11. Qual foi a estrutura celular observada por Robert Hooke?
12.

Relacionados