LISTA DE EXERCICIOS F4 20151

1451 palavras 6 páginas
LISTA DE EXERCÍCIOS
FUNDAMENTOS 4 / MECANISMOS DE DEFORMAÇÃO, AUMENTO DE RESISTÊNCIA E FRATURA
TURMA 2015/1

DATAS:
ENTREGA DA LISTA: 30 DE ABRIL
DEFESA: 07 DE MAIO

1. Explique o conceito de tensão de cisalhamento critica resolvida.

2. Considere um monocristal orientado de tal maneira que a normal do plano de deslizamento e a direção de deslizamento são respectivamente 60o e 35o em relação ao eixo de aplicação da tensão externa. Se a tensão de cisalhamento crítica resolvida é 20 Mpa, pergunta-se, uma tensão normal de 45 MPa pode causar deslizamento no cristal? Se não qual a tensão necessária?

3. Calcule a densidade atômica e a distância entre planos nos seguintes casos: Cristal CCC ; plano {111} e {100} Cristal CCC ; plano {111} e {110}

4. Demonstre que a seguinte reação de dissociação de discordância é possível e energeticamente favorável. Desenhe essas direções na célula unitária. a/2 [1 0 –1] = a/6 [2 –1 –1] + a/6 [1 1 –2]

5. Qual é a origem do endurecimento (aumento de resistência) produzido nos metais devido ao contorno de grão. Demonstre este efeito a partir do modelo de empilhamento de discordância em contorno de grão. Justifique porque com o refino de grão ocorre também o aumento da tenacidade do material.

6. Explique, tomando como base uma liga Al/2%Cu, os tratamentos térmicos necessários para o endurecimento por precipitação. Qual o efeito do tempo e da temperatura de envelhecimento sobre a cinética de precipitação (nucleação e crescimento e tipo de precipitado (coerente e incoerente) e sobre as propriedades mecânicas? Descreva o(s) mecanismo(s) que leva ao encruamento da matriz por partículas de segunda fase (a) coerentes e (b) não-coerentes. Qual deles é mais efetivo no regime elástico e no regime plástico, explique porque? Que tipo de fratura apresenta as ligas superenvelhecidas? Porque?

7. Explique os mecanismos de recuperação e recristalização estática de ligas

Relacionados