Lista de Exercicios 2 Gerencia de Manutencao jun2015 1

1217 palavras 5 páginas
Lista de Exercícios 2 – Gerência da Manutenção

1) Quanto aos processos de manutenção assinale a alternativa correta: I) A Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM) pode ser definida como uma metodologia que estuda o equipamento ou sistema em detalhes, analisa como ele pode falhar e define a melhor forma de se fazer manutenção para prevenir falhas e reduzir perdas. II) Na Manutenção Produtiva Total utiliza-se, somente, pessoal da área de manutenção para especialização e otimização do desempenho das instalações e equipamentos. III) A Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM) permite, como produto final do estudo, detecção de subsistemas críticos, definição de redundâncias e previsão de sobressalentes. IV) A Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM) não considera a questão ambiental pois prioriza o uso da FMEA e o conhecimento técnico dos equipamentos.
a) Alternativas I e II corretas d) Alternativas II e IV incorretas
b) Alternativas I, II e III corretas e) Alternativas II, III e IV incorretas.
c) Alternativas I, II e IV incorretas
Resposta: alternativa “d”

2) Explique a definição de Confiabilidade.

- Confiabilidade é a probabilidade de um item (equipamento, célula de produção, planta ou qualquer sistema) funcionar normalmente em condições de projeto, por um determinado período de tempo preestabelecido.

Ou ainda

- Confiabilidade é a probabilidade de um item realizar sua função normalmente, por um determinado período de tempo preestabelecido.

3) O planejamento de ações na manutenção pode vir a ser baseado em análise estatística de falha. O que são “ações baseadas em intervalo de tempo ou ciclo”?
Resposta: Ações baseadas em intervalo de tempo ou ciclos (Time-Based Actions) são ações de inspeção e/ou reparo programadas a intervalos de tempo pré-definidos, estes normalmente baseados em conhecimento de parâmetros de confiabilidade observados nos históricos de falha dos componentes. É referência para a Manutenção Preventiva.

4) O

Relacionados