lista de Exercicio Reistencia

Páginas: 10 (2260 palavras) Publicado: 16 de abril de 2014
Instituto Educacional Santo Agostinho
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICASSANTO AGOSTINHO














Resistência de Materiais














MONTES CLAROS - MG
2014













Resistência de Materiais





Trabalho a serapresentado para fins de avaliação da disciplina Resistencia de Materiais, ministrado peloProfº. Álvaro,do curso de Engenharia Civil das Faculdades de Ciência Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho.






MONTES CLAROS - MG
2014








Lista de Exercícios - Resistência dos Materiais I

1- Por que é importante conhecer a estrutura atômica dos materiais?
A estrutura de um material está geralmente relacionada ao arranjo de seus componentes internos. Em muitas situações o cientistaou engenheiro poderá está exposto a um problemade projeto envolvendo materiais, então é necessário conhecer os diferentes tipos de materiais e suas propriedades adequadas, para cada projeto. Por isso queé importante conhecer e estudar a estrutura atômico, porque algumas das propriedades de materiais solido dependem dos arranjos geométrico dos átomos e tambémdas interações que existem entre os átomos ou moléculas constituintes. Cadaátomo consiste de um núcleo muito pequeno composto de prótons e nêutrons que estão circundados por elétrons.
2- O que se entende por material amorfo, material cristalino e célula unitária ?
Osprincipais arranjos, podem ser assumidos pelos átomos no estado solido. Essesmateriais podem serclassificados de acordo com a regularidade com que seus átomos ou íons se combinam entre si.
Material amorfo: Possuem propriedades únicas, feitos a partir da rápida solidificaçãode ligas metálicas , apresentam fácil magnetização devida ao fato de seus átomos se encontrarem arranjados de maneira aleatória facilitando a orientação dos domínios magnéticos.Estes sólidos amorfos não apresentam ordem estrutural numestado normal, mas somente em dimensões atômicas com poucas unidades e ainda são chamados de não cristalinos. Temos como exemplo os vidros, plásticos e vários polímeros (átomos desordenados).
Material cristalino: É um material no qual os átomos estão situado emum arranjo repetitivo ou periódico por grande distanciasatômicas, ou seja, os átomos se posicionarão entre si num modo tridimensional, onde cada átomo esta ligado a seus átomos vizinhos mais próximos. Quando se descrevem estruturascristalinas, os átomos ou íons são considerados como esfera sólidas tendo diâmetros bem definidos, denominados modelos atômico esfera rígida no qual as esferas e os átomos tocam entre si.
CélulasUnitárias: A disposição atômica em sólidoscristalinos indica que pequenos grupos de átomos formam um modelo repetitivo. As célulasunitárias, para maior parte das estruturas cristalinas são paralelepípedos ou prisma que possuem três conjuntos de faces paralelas e é escolhida para representar a simetria da estrutura cristalina. Além de defini a estrutura docristalem função de sua geometria e da posição de seus átomos no seu interior. Ela pode também ser definida como a unidadeestrutural básica ou bloco de construção da estrutura cristalina.

3- O que se entende por redes de Bravais ?

São arranjos infinitos de pontoscujo geometria é idêntica em qualquer ponto da rede, e podem ser arranjados de 14 modos diferentes.Portanto é a denominação dada às configurações básicas que resultam da combinação dos sistemas de cristalização com a disposição das partículas em cada uma das células unitárias de uma estrutura cristalina, sendo estas células entendidas como os paralelepípedos que constituem a menor subdivisão de uma rede cristalina que conserva as características gerais de todo o retículo, permitindo que por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lista De Exercicios Lista 0
  • Lista de Exercícios
  • lista de exercicio
  • Lista de exercícios
  • lista de exercicios
  • Lista de exercícios
  • Lista exercícios
  • Lista de exercicios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!