LISTA DE EXERC CIO QU MICA 3 ANO 1 BIMESTRE

527 palavras 3 páginas
COLÉGIO ESTADUAL ____________________________________ TURMA:___________
ALUNO: __________________________________________________ Nº:____________

LISTA DE EXERCÍCIO QUÍMICA 3º ANO
1º BIMESTRE

1) Explique os seguintes fatos experimentais:

a) Limalha de ferro dissolve-se mais rapidamente em ácido clorídrico se a mistura for submetida à agitação.
b) A hidrólise alcalina de acetato de etila é mais rápida a 90°C de que a temperatura ambiente.

2) Se uma esponja de ferro metálico empregada em limpeza, como por exemplo o Bom Bril, for colocada em uma chama ao ar, inicia-se uma reação química. Esta reação prossegue espontaneamente, mesmo quando a esponja é retirada da chama, com desprendimento de material incandescente sob a forma de fagulhas luminosas. Após o término da reação, a esponja torna-se quebradiça e escura. No entanto, se um arame de ferro aquecido na mesma chama e também ao ar, a única alteração que se nota ao final é o escurecimento de sua superfície. Por que há grande diferença nas velocidades de reação nos dois casos?

3) Numa reação que ocorre em solução (reação I), há o desprendimento de oxigênio e a sua velocidade pode ser medida pelo volume do O‚(g) desprendido. Uma outra reação (reação II) ocorre nas mesmas condições, porém consumindo O‚(g) e este consumo mede a velocidade desta reação. O gráfico representa os resultados referentes às duas reações. Considerando as duas horas iniciais, qual das reações tem velocidade maior? Justifique sua resposta.

4) Uma mistura de dois volumes de H2 gasoso e 1 volume de O2 gasoso, quando submetida a uma faísca elétrica, reage explosivamente segundo a equação: 2H2(g) + O2(g) → 2 H2O(g) liberando grande quantidade de energia. No entanto, se essa mistura for adequadamente isolada de influência externas (por exemplo, faísca elétrica, luz,...) pode ser mantida por longo tempo, sem que ocorra reação. Se, ao sistema isolado contendo a mistura gasosa, forem adicionadas raspas de platina metálica, a reação também se

Relacionados

  • governança corporativa
    110949 palavras | 444 páginas
  • Estatística
    28810 palavras | 116 páginas