Lista de Economia

Páginas: 8 (1905 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013





UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
Disciplina: Introdução à Economia I
Créditos: 04   Carga Horária: 60
Período: 2013.1
Professor (a): Patrícia Araújo Amarante
Aluno: Bruno Henrique Arruda de Paula - 11319338

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 (UNIDADES I E II)
Data de Entrega: 01/07/20131.  Por que os problemas econômicos fundamentais (o que e quanto produzir, como produzir  e  para  quem  produzir)  originam-se  da  escassez  de  recursos  de produção?
R- Porque em qualquer sociedade, os fatores de produção são limitados ou escassoz, enquanto que as necessidades humanas são ilimitadas, logo, nenhuma sociedade possui os recursos suficientes capaz de satisfazer à todas as necessidades dessa.Consequentemente, diante à escassez dos recursos de produção a sociedade terá que decidir o que e quanto produzir de determinado bem ou serviço, além de como produzí-los, quais os recursos de produção serão os mais eficiente de acordo com o nível tecnológico existente de forma a otimizar a produção e minimizar os custos, sabendo também para quem produzir decidindo como os membros dessasociedade participarão da distribuição dos bens produzidos.

2.  Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
R- Bens de capital são os utilizados na produção de outros bens sem se depreciarem totalmente na fabricação desse bem, classificados no ativo fixo das empresas e facilitam na mão-de-obra da produtividade, como as máquinas.Bens de consumo são os bens destinados a suprirem as necessidades humanas, classificando-se em duráveis como imóveis ou não-duráveis como alimentos.
Bens intermediários são os utilizados para a produção de outros bens sendo totalmente consumidos ou transformados durante o processo de produção como a matéria prima necessária para a fabricação de um bem.
Fatores de Produçãosão os recursos humanos, a terra, o capital e a tecnologia necessários a produção de um bem, sendo as famílias proprietárias dos dos fatores de produção.

3.   O que caracteriza um sistema econômico?
R- Forma política, social e econômica pela qual uma sociedade está organizada, é um sistema particular de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços, oselementos básicos do sistema econômico são os estoques dos fatores de produção, complexo de unidades de produção e o cunjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais.

4.   Quais os elementos de uma economia capitalista? Resuma cada um deles.
R- É regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção, a maioriados preços dos bens, serviços e salários é determinado pelo mecanismo de preços que funciona por meio da oferta e da demanda dos fatores de produção.


5.   Considere uma economia com dois fatores de produção: calçados e roupas. São possíveis as seguintes alternativas de produção:
Alternativa de Produção Calçados Roupa
A600 0
B 500 200
C 300 350
D 0 400Tendo por base a estrutura dessa economia:

a.   Desenhe a curva de possibilidades de produção (CPP)




b.   Encontre  as  alternativas  de  produção  E  e  F,  sabendo  que  em  E  são produzidas  200  unidades  de  calçados  e  120  unidades  de  roupa,  e  em  F produz-se 500 unidades de calçados e 400 unidades de roupa.


c.   Você diria que essas são alocações possíveis, dada a CPP?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lista De Economia
  • Lista de Economia
  • Lista de Economia
  • lista economia
  • Lista Economia
  • lista economia
  • Lista Economia
  • economia lista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!