Lista de Economia Política Internacional

Páginas: 7 (1633 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2014
Unijorge
Curso: Relações Internacionais
Disciplina: Economia Política Internacional
Prof.: Cristina Argiles Sanches
2014.1

Roteiro para Estudo

1. Dê um conceito para:
a. Economia Política = é um conjunto de questões que estuda do ponto de vista social, político e econômico e do direito, a interação do Estado e do mercado, a partir da perspectiva de várias correntes teóricas.
b.Economia Política Internacional = estuda os fenômenos do sistema internacional sob ótica Sociopolítica-econômica de forma geral, e do sistema econômico internacional em particular, tendo como viés analítico teórico a historia politica e econômica de cada um dos atores.

2. Explique o método de análise utilizado na Economia Política Internacional.
É realizada a partir da observação e análise dadinâmica do sistema econômico internacional em diferentes dimensões, que resulta das decisões e ações de atores nacionais e transnacionais.

3. Explique os principais atores internacionais do esquema analítico básico da Economia Política Internacional:
a. Estado – são as potencias internacionais e regionais; onde há concentração de poder.
b. Empresas transnacionais – são empresas que atuam em váriosEstados.
c. ONG’s – são organizações não-governamentais que atuam no 3º setor da sociedade civil que tem finalidade publica, atuando em varias áreas: direitos humanos; meio ambiente, saúde, educação, pobreza, etc.
d. Grupos sociais – são entidades criadas pelo individuo a fim de se saciarem interesses e objetivos comuns. Exemplo: burocratas, militares, etc.
e. Classes sociais – é a posição doindivíduo na sociedade, com base principalmente sua situação socioeconômica. Exemplo: trabalhadores, capitalistas, rentistas.
f. Organizações intergovernamentais – São organizações compostas principalmente de estados soberanos e outras OIs. Exemplo: FMI, OMC, etc.
g. Opinião pública – é a expressão da participação popular na formação de uma opinião.
h. Grupos de interesse – são grupos depessoas que possuem interesses em comum. Exemplo: partidas políticos, igreja, crime organizado, etc.
i. Indivíduos – são as personalidades, pessoas de influência. (que possuem seguidores). Exemplo: Hitler.

4. Conceitue Poder.
Representa a capacidade de influencia sobre diferentes atores e organizações além da probabilidade de realizar a própria vontade, independente da vontade alheia. Relação deegoísmo.


5. Em relação às formas de poder, explique:
a. Político – se baseia na posse de instrumentos com as quais se exerce a força física. Exemplo: força, coação, ameaças, consentimento.
b. Ideológico – se baseia na influência de ideias da autoridade sobre os demais. Exemplo: força, valores, ideais (capacidades de influenciar através das ideias).
c. Econômico – É quando se utiliza de bensnuma situação de necessidade para controlar aqueles que não os possuem. Exemplo: posse de bens, meios de produção, riqueza.

6. Explique o termo Vulnerabilidade Externa.
É a possibilidade de que países mais fragilizados sofram influencia de outros países que exercem alguns tipos de poder, ou seja, os países mais fracos ficam vulneráveis aos mais fores, influentes.

7. Em relação ao Estado, emuma abordagem moderna, quais são os seus principais fundamentos?
Os fundamentos dos Estados modernos são: o território, que é o espaço físico do local; a população que são os habitantes; e o governo que é quem comanda o Estado.

8. Explique o termo Estado Nacional.
É o tipo de estado que possui o monopólio do uso legitimo da força dentro do território demarcado e que procura unir o povosubmetido ao seu governo por meio da homogeneização criando uma cultura, símbolo, valores.

9. Conceitue empresas multinacionais e empresas transnacionais.
Multinacionais: São empresas que tem capital de várias nacionalidades, é um grupo de empresas formado por vários países.
Transnacionais: São empresas que se instalam entre diversos territórios. É originaria de países desenvolvidos instaladas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lista de economia internacional
  • Economia Politica Internacional
  • Economia Politica Internacional
  • Economia e Politica Internacional
  • Economia Politica Internacional
  • Paper de Economia Política Internacional
  • Economia Política Internacional
  • Lista Economia Politica 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!