Lista_Capitulo 5 Torção

1895 palavras 8 páginas
Engenharia Mecânica - Resistência dos Materiais I
Lista de exercícios

Professor: Leandro José da Silva
Monitores: Heitor Camargo Melo

Capitulo 05 - Torção
5.1. Um eixo é feito de uma liga de aço com tensão de cisalhamento admissível τadm = 84 Mpa. Se o diâmetro do eixo for 37,5 mm, determine o torque máximo
T que pode ser transmitido. Qual seria o torque máximo T’ se fosse feito um duro de 25 mm de diâmetro no eixo? Faça um rascunho da distribuição da tensão de cisalhamento ao longo de uma linha radial em cada caso.

5.5. O eixo maciço de 30 mm de diâmetro é usado para transmitir os torques aplicados às engrenagens. Determine a tensão de cisalhamento máxima absoluta no eixo.

5.6. O eixo maciço de 32 mm de diâmetro é usado para transmitir os torques aplicados às engrenagens. Se o eixo estiver apoiado em mancais lisos em A e
B, que não resistem a torque, determine a tensão de cisalhamento desenvolvida no eixo no postos C e D. Indique a tensão de cisalhamento nos elementos de volume localizados nesses pontos.
5.8. O eixo tem diâmetro externo de 32 mm e diâmetro interno de 25 mm. Se for submetido aos toques aplicados mostrados na figura, faça o gráfico da distribuição da tensão de cisalhamento que age ao longo de uma linha radial que se encontra no interior da região EA do eixo. Os mancais lisos em A e B não resistem a torque.

5.9. O conjunto é composto por duas seções de tubo de aço galvanizado interligados por uma redução em B. O tubo menor tem diâmetro externo de
18,75 mm e diâmetro interno de 17 mm, enquanto o tubo maior tem diâmetro externo de 25 mm e diâmetro interno de 21,5 mm. Se o tubo estiver firmemente preso à parede em C, determine a tensão de cisalhamento máxima desenvolvida em cada seção do tubo quando o conjugado mostrado na figura for aplicado ao cabo da chave.

5.10. O elo funciona como parte do controle do elevador de um pequeno avião.
Se o tubo de alumínio conectado tiver 25 mm de diâmetro interno e parede de
5 mm de espessura, determine a

Relacionados