Lista 2 Pricila Signori

1273 palavras 6 páginas
Professor: Ricson Rocha de Souza
Disciplina: Ciência e Tecnologia dos Materiais
Lista 2 _ Ciclo 1

1. Classifique os materiais segundo os seguintes critérios:
a) Aplicação na indústria:
Metais: São normalmente combinações de elementos metálicos. Estes possuem um grande número de elétrons não ligados a qualquer átomo em particular e por isto, são bons condutores de eletricidade e calor, não são transparentes à luz visível. São materiais resistentes e ainda assim deformáveis os que são responsáveis pelo seu uso em aplicações estruturais.
Cerâmicos: São compostos entre elementos metálicos e não-metálicos, eles são geralmente óxidos, nitretos e carbetos. São tipicamente isolantes à passagem de eletricidade e calor, e são mais resistentes a altas temperaturas e ambientes abrasivos que os metais e polímeros. Com relação ao comportamento mecânico, são duros, porém quebradiços (frágeis).
Polímeros: São geralmente compostos orgânicos baseados em carbono, hidrogênio e outros elementos não metálicos. São constituídos de moléculas grandes. Possuem tipicamente baixa densidade e podem ser extremamente flexíveis.
Compósitos: São constituídos de mais de um tipo de material insolúveis entre si. Estes materiais são projetados para mostrar uma combinação das melhores propriedades de cada um dos materiais que o compõe e que não estão presentes no material monofásico.

b) Grau de desenvolvimento tecnológico: Naturais, empíricos, desenvolvimento científico e projetado. Naturais são aqueles que são utilizados conforme encontrados na natureza (madeiras, pedras, ossos). Empíricos são aqueles que já sofreram certo grau de transformação, mas seus processos foram meio que desenvolvidos a partir de fenômenos ocorridos na natureza, sem muito estudo do processo em si (cerâmica de olarias). Desenvolvimento científico: aqui já envolve a ciência no desenvolvimento de materiais(polias, rolamentos, vidrados cerâmicos). Projetado: são materiais desenvolvidos com alta tecnologia com fins de

Relacionados

  • modelo 1
    163530 palavras | 655 páginas
  • Resultado Definitivo 1 Fase Geral 1694779253
    293429 palavras | 1174 páginas
  • jota
    462187 palavras | 1849 páginas