Lista 1 - Banco de Dados - PUC MINAS - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - FINAL 0 MATRICULA

819 palavras 4 páginas
Lista 1 – Banco de Dados

4. Quais são os diferentes tipos de usuários finais de bancos de dados? Discutir as atividades principais de cada um.

ADMINISTRADOR DE BANCO DE DADOS (DBA):
Em um ambiente de banco de dados, o recurso primário é o banco de dados por si só e o recurso secundário é o SGBD e os softwares relacionados. A administração destes recursos cabe ao Administrador de Banco de Dados, o qual é responsável pela autorização de acesso ao banco de dados e pela coordenação e monitoração de seu uso.
PROJETISTA DE BANCO DE DADOS:
O Projetista de Banco de Dados é responsável pela identificação dos dados que devem ser armazenados no banco de dados, escolhendo a estrutura correta para representar e armazenar dados. Muitas vezes, os projetistas de banco de dados atuam como “staff” do DBA, assumindo outras responsabilidades após a construção do banco de dados. É função do projetista também avaliar as necessidades de cada grupo de usuários.
USUÁRIOS FINAIS:
Existem basicamente três categorias de usuários finais que são os usuários finais do banco de dados, fazendo consultas, atualizações e gerando documentos: usuários casuais: acessam o banco de dados casualmente, mas que podem necessitar de diferentes informações a cada acesso; utilizam sofisticadas linguagens de consulta para especificar suas necessidades; usuários novatos ou paramétricos: utilizam porções pré- definidas do banco de dados, utilizando consultas preestabelecidas que já foram exaustivamente testadas; usuários sofisticados: são usuários que estão familiarizados com o SGBD e realizam consultas complexas.
ANALISTAS DE SISTEMAS E PROGRAMADORES DE APLICAÇÕES:
Os analistas determinam os requisitos dos usuários finais e desenvolvem especificações para transações que atendam estes requisitos, e os programadores implementam estas especificações como programas, testando, depurando, documentando e dando manutenção no mesmo. É importante que, tanto analistas quanto programadores, estejam a par dos recursos

Relacionados