LISTA 01 INTRODU O ECONOMIA EST TICA COMPARATIVA E INTERFER NCIAS DO GOVERNO NA ECONOMIA

2780 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
ECONOMIA E FINANÇAS PARA OS CURSOS
DE ENGENHARIA E QUÍMICA INDUSTRIAL
O
LISTA DE EXERCÍCIOS N
1
TEMAS DIVERSOS DO CAPÍTULO DE INTRODUÇÃO DA ESTÁTICA COMPARATIVA E DAS INTERFÊNCIAS
GOVERNAMENTAIS NA ECONOMIA
INDIQUE SE CADA UMA DAS ASSERTIVAS SEGUINTES É VERDADEIRA OU FALSA E JUSTIFIQUE POR MEIO DE COMENTÁRIO A
SUA I
NDICAÇÃO. SEMPRE QUE POSSÍVEL RECORRA À ANÁLISE GRÁFICA.
01. A desoneração de tributos ao setor automobilístico que o governo brasileiro fez nos últimos quatro anos permitiu o aumento do preço dos veículos ao produtor e a redução do preço ao consumidor.
02. O mercado do bem “X” está em equilíbrio. Se o preço de um bem complementar de “X” diminuir e, simultaneamente, o governo introduzir um um imposto sobre a produção de “X”, o preço final de equilíbrio de “X” será maior do que o preço original.
03. O mercado do bem “X” está em equilíbrio. Se o governo fixar o preço desse bem em um preço superior ao preço de equilíbrio, a quantidade negociada nesse mercado sofrerá uma redução.
04. O consumo de luxo contribui para a melhoria do produto e do processo produtivo.
05. Se o governo fixar o preço de uma mercadoria abaixo do preço de equilíbrio do mercado desta sem interferência governamental, então ocorrerá um excesso de demanda por esta mercadoria.
06. O mercado de um bem está em equilíbrio sem interferência do governo. Em dado momento a renda do consumidor aumenta ceteris paribus. Em seguida, os preços dos insumos se reduzem. O preço final do bem poderá voltar a seu nível original mas a quantidade transacionada não.
07. O preço de um produto fabricado em outro país é inferior ao preço do mesmo produto elaborado no Brasil depois de feita a conversão da moeda. O ganho social para o Brasil é canalizado parte para os produtores e parte para os consumidores.
08. O peso morto de uma política de preço mínimo para um produto agrícola não pode ser estimado em razão da incerteza de seu escoamento depois de

Relacionados