lisofonia

509 palavras 3 páginas
Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Goa são conhecidos e chamados de paises Lusofonicos, por suas semelhancas culturais e decorentes de suas origens de colonização assim tambem são conhecidas e chamadas pessoas e comunidades falantes da lingua portuguesa no mundo todo
Maio é o mês do Wiki Loves Earth Brasil 2014 - Patrimônio Natural

Por Fernando Rebouças
A língua portuguesa é falada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e outras comunidades, como por exemplo, as presentes em Goa, na Índia; e em Guiné Equatorial. Esses países são referidos como países lusófonos e mantém a identidade da Lusofononia, conjunto de aspectos linguísticos e culturais compartilhados entre as comunidades de língua portuguesa no mundo.
A língua portuguesa é estudada e monitorada pela CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) que possui um portal virtual com informações de cada país. Porém, a língua portuguesa possui variantes de um país para o outro. Por exemplo, no Brasil, falamos um português com timbre mais aberto e com influências africanas adquiridas dos tempos coloniais e escravitas e da cultura indígena.
Países lusófonos da África possuem variações próprias da língua, mas expõem uma proximidade linguística maior com o estilo de falar lusitano, ou seja, de Portugal. Em sua história, a língua portuguesa começou a se espalhar pelo mundo por meio das conquistas de navegadores portugueses, inicialmente investida nos arquipélagos da Madeira e Açores, conquistas que se fortaleceram com o Descobrimento do Brasil, de explorações das costas da África (que definiria os atuais territórios de Angola e Moçambique), e na Ásia, incluindo as regiões de Goa, Malaca e Timor.
O chamado Império Português foi motivado por interesses econômicos mercantis, políticos e estratégicos, fortalecidos com ações culturais e religiosas do colonizador

Relacionados