Lisie Pippi Reis Strapason Disserta O De Mestrado

38570 palavras 155 páginas
Lísie Pippi Reis Strapason

O USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E
APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO
ENSINO MÉDIO

Santa Maria, RS
2011

Lísie Pippi Reis Strapason

O USO DE JOGOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E
APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO 1º ANO DO
ENSINO MÉDIO

Dissertação apresentada ao curso de Mestrado
Profissionalizante em Ensino de Física e
Matemática
do
Centro
Universitário
Franciscano de Santa Maria como exigência parcial para obtenção do título de mestre em
Ensino de Matemática.

Orientadora: Profª. Dra. Eleni Bisognin

Santa Maria, RS
2011

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a todos os alunos que por mim passaram durante os 21 anos de magistério, motivos de minha busca por constante por atualização. Principalmente aos alunos do ano letivo de 2010 do I.E.E. Liberato Salzano Vieira da Cunha que participaram comigo desta caminhada em busca de uma maneira diversificada de trabalhar a matemática, ou seja, foram os sujeitos ativos, no uso de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem da
Matemática. Dedico também, o meu agradecimento especial, à direção, à vice-direção, aos colegas professores e funcionários desta escola, pelo apoio, colaboração e incentivo recebido durante a realização deste trabalho. Por último, dedico a todos os alunos e professores que usufruirão dos jogos criados por mim para este trabalho, e da experiência que adquiri com sua aplicação e posterior análise.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, por estar comigo em todos os momentos de minha vida, me mostrando o caminho a seguir nas horas difíceis.
Agradeço aos meus pais, Walmor e Genecy, colegas de profissão, sempre incentivadores de meu crescimento pessoal e profissional.
Ao meu esposo Romildo que sempre acreditou na realização do meu “sonho” de realizar o mestrado e na minha capacidade de superação.
Ao meu filho Bernardo, amigo de todas as horas, pela ajuda computacional e por servir de cobaia na aplicação dos jogos. Ao meu filho Lorenzo, pelo recorte de quase

Relacionados