LiraAkemi

1476 palavras 6 páginas
Arte gótica.

Posterior à Arte Românica,e com fortes influências Bizantinas a Arte gótica nasce na França e se desenvolve nos séculos XII e XVI.
É considerada a última grande arte cristã da Idade Média.
Na Renascença, era discriminado pois se afastava do modelo do classicismo Greco-romano. Apenas durante o Romantismo é que a Arte Gótica será devidamente reconhecida.
O Gótico expressa-se, sobretudo na arquitetura, caracterizado pelo verticalismo. Arcos triangulares e elevados em relação ao arco de meia circunferência, usado na arquitetura Românica.
Abadia de Saint Denis, Fança marcou o início do revolucionário estilo gótico Contextualização Histórica.
Devido a seus métodos construtivos os arquitetos puderam, não só elevar as estruturas como torná-las incomparavelmente mais espaçosas que as românicas.
As Catedrais eram para todos. Dos ricos aos pobres. Inclusive, todos se uniam nos trabalhos e nas despesas. Era um lugar de pureza e sacramento.
As paredes deixam de ter função de sustentação na arquitetura gótica. Os vitrais traziam a idéia de transparência. Possuíam cores vibrantes, criavam a visão do “paraíso” aos crentes medievais.
Surgimento Catedral de Notre-Dame, Paris Sua construção foi iniciada no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora). Contextualização Histórica.
No Final do século XVI foi designado o Estilo Internacional.
Na Itália: O Gótico pediria maior desenvolvimento pela variedade de seus aspectos. (tendia mais ao horizontalismo)
Na Inglaterra: O Gótico assumiu aspectos originais, tanto na planta como na decoração.
O Fim da “Era Gótica” se dá com o nascimento da Pré- Renascença (1400-1500) caracterizado pela libertação dos estilos medievais. Tendo em vista interpretações realistas da natureza e do homem.
Surgimento Igreja de Santa Maria de Fiore, Florença. Pilares mais afastados. Há contrafortes no lugar de arcos botantes.A fachada não é gótica e o batistério é no estilo românico.

Relacionados