LiquidosImisciveis1a227369

1389 palavras 6 páginas
SISTEMA DE LÍQUIDOS IMISCÍVEIS
Neste caso a mistura é constituída de duas fases, cada uma das quais é um dos líquidos puros. Cada líquido atinge independentemente do outro, seu próprio equilíbrio com o vapor. A pressão de vapor de qualquer mistura é simplesmente a soma das pressões de vapor dos componentes individuais. A temperatura de ebulição da mistura é independente da composição, e é a temperatura na qual a soma das pressões de vapor se iguala a pressão total. Resulta que a temperatura de ebulição da mistura deve estar abaixo da temperatura de ebulição de qualquer um dos componentes individuais.
Para efeito didático um sistema de dois líquidos imiscíveis A e B, em equilíbrio com seus vapores numa determinada temperatura pode ser esquematizado a seguir:
Na temperatura “t” temos:
P = pressão da fase gasosa poA = pressão máxima de vapor de A poB = pressão máxima de vapor de B
XA,v = fração molar de A na fase vapor
XB,v = fração molar de B na fase vapor
O sistema é suficientemente agitado de maneira que a cada instante o equilíbrio entre as fases líquidas e a fase vapor é atingido. Do que foi exposto anteriormente resulta:

(1) P = poA + poB

(2) poA = XA,v . P

(3) poB = XB,v . P

Dividindo (2) por (3) temos:

୮౥
A
୮౥
B

౤A,౬

=

XA,౬
XB.౬

=

ౣA,౬

౤A,౬శ ౤B,౬
౤B,౬

୬A,౬

=

୬B,౬

౤A,౬శ ౤B,౬

୫A,౬
୫B,౬

=

poA poB =

MA,౬
ౣB,౬
MB,౬

M

. MA
B

A aplicação da Regra das Fases para o sistema considerado, explica que numa destilação com Arraste de Vapor a temperatura bem como a composição do destilado mantém-se constante para uma determinada pressão.
C=N–r

sendo N = 2 e r = 0 .....

V=C-F+2 = 2–3+ 2

..........

C=2

e

F=3

(dois líquidos e uma fase gasosa)

V = 1

V = 1 , significa que sendo a destilação conduzida a pressão atmosférica (P=fixo) o sistema passa a ser Nulivariante, isto é os valores de composição e temperatura assumem valores constantes.
35

Graficamente:

TM = temperatura de ebulição da mistura
TA = temperatura de ebulição de A
TB = temperatura

Relacionados