Liquido sinovial

Páginas: 20 (4914 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Liquido Sinovial

Liquido sinovial vem da sinóvia que é um tecido que reveste as bainhas sinoviais dos tendões, das bursas e das articulações do tipo diartroses, acentuando-se as superfícies articulares. A sinovial é composta por três camadas celulares que formam uma superfície externa descontinua, que se sobrepõe ao tecido gorduroso, fibroso ou periostico articular.
O L S é umaultrafiltrado imperfeito do plasma combinado com o acido hialurônico produzido pelas células sinoviais. O LS atua como um lubrificante e adesivo, além de fornecer nutrientes para a cartilagem articular avascular.
Coleta da amostra
A aspiração do liquido articular deve ser feita em pacientes com uma efusão não diagnosticada ou uma alteração clinica relevante relacionada a uma efusão conhecida. A coletadeve ser feita por um cirurgião experiente utilizando uma boa técnica estéril.
O LS deve ser coletado com seringas plásticas e agulhas estéreis e descartáveis para evitar a contaminação por partículas birrefringentes. A seringa pode estar heparinizada com 25 U de heparina sódica por mililitro de LS na artrocentese de rotina. EDTA em pó e anticoagulantes heparinicos com lítio devem ser evitadosporque formam cristais artificiais que podem enganosos durante o exame.
A amostra deve ser , preferencialmente, separada em três partes: 5 a 10 mL em tubo heparinizado estéril para estudos microbiológicos. 2 a 5 mL em um tubo com anticoagulante sendo heparina sódica ou EDTA liquido para exame microscópico, e aproximadamente 5 mL em tubo comum (sem anticoagulante) para coagular, ( o LS nãocoagula).
TESTES RECOMENDADOS

O diagnostico de artrite infecciosa e de cristais no liquido sinovial são as principais razões para analise do LS.
Rotina
Exame macroscópico (cor e limpidez)
Contagem de leucócitos total e diferencial
Coloração de Gram e cultura bacteriana (aeróbica e anaeróbica)
Exames dos cristais com o microscópio de polarização e compensador
UTEIS EM DETERMINADASCIRCUNSTANCIAS
Coloração de fungos e acido-resistentes e cultura
PCR para DNA bacteriano e micobacteriano
Glicose diferencial para soro-sinovia
Lactato
Complemento
Enzimas
INTERVALOS DE REFERENCIA PARA OS CONSTITUINTES DO LIQUIDO SINOVIAL
LIQUIDO SINOVIAL PLASMA
Proteína
Albumina
α1- globulina
α2-globulina
β-globulinaΥ-globulina
Hialuronato
Glicose
Ácido Úrico
1-3 g/dL
55-70%
6-8%
5-7%
8-10%
10-14%
0,3-0,4 g/dL
70-110 mg/dL
2-8 mg/dL
6-8 g/dL
50-65%
3-5%
7-13%
8-14%
12-22%

70-110 mg/dL
2-8 mg/dL



Os cristais de colesterol aparecem como placas birrefringentes irregulares como bordas denteadas. Nas efusões crônicas como artrite tuberculosa , aparecem cristais romboides ou em formade agulha.
Uma variedade de cristais ou partículas podem ser encontrados no liquido sinovial , como cristais de imunoglobulinas monoclonais ou crioglobulinas , cristais de charcot –leyden , fragmentos amiloides , fragmentos de cartilagem, fibrilas de colágeno e fitas de fribrina, cristais de hematoidina anteriores a hemorragia, cristais de determinados anticoagulantes , esmalte de unhas ,fragmentos de próteses e partículas de poeira.
CORRELAÇÃO CLINICA

Os achados microscópico e macroscópico do exame do LS, são divididos em “tipos de reação”.
Efusões não-inflamatórias : apresentam tipicamente números de leucócitos inferiores a 3.000/µl, com uma minoria de neutrófilos . osteoartrite, artrite traumática , osteoartropatia neuropática sinovite vilonodular pigmentada e febre reumáticainicial entre outras.
Efusões inflamatórias : apresentam números de leucócitos entre 3.000 a 75.000 /µl, com os neutrófilos contribuindo para mais da metade da população. AR, LES, síndrome de Reiter, febre reumática, artrite aguda induzida por cristais artrite associada com doença intestinal inflamatória , artrite psoriática e sinovite por gotículas de gordura são exemplos desta reação....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liquido Sinovial
  • liquido sinovial
  • Articulações sinoviais
  • Articulação sinoviais
  • articulaçao sinovial
  • articulaçao sinovial
  • liquido liquido
  • junturas sinoviais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!