Liquido CefalorraquidianoPronto1

438 palavras 2 páginas
Liquido Cefalorraquidiano

O líquido cefalorraquidiano , também conhecido como líquor ou fluído cérebro espinhal, é definido como um fluído corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnóideo no cérebro e medula espinhal entre as meningesaracnóide e pia-máter. Caracteriza-se por ser uma solução salina pura, com baixo teor de proteínas e células, atuando como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinhal.
Outra função deste líquido é fornecer nutrientes para o tecido nervoso eremover resíduos metabólicos do mesmo. É sintetizado pelos plexos coroidais, epitélio ventricular e espaço subaracnóide em uma taxa de aproximadamente 20 mL/hora. Em recém-nascidos, este líquido é encontrado em um volume que varia entre 10 a 60 mL, enquanto que no adulto fica entre 100 a 150 mL.
O LCR flui dos ventrículos através dos forames laterais e mediais, adentrando no espaço subaracnóide, recobrindo tanto o córtex quanto a medula espinhal. A reabsorção deste líquido ocorre nos vilos aracnóides,encontrando-se em maior número no seio sagital superior. Este líquido não se resume a um ultrafiltrado do soro: ele é gerado por filtrações através dos capilares coróides e posterior secreção e transporte ativobidirecional de substâncias pelas células epiteliais coróides.
A barreira hemato-encefálica é uma barreira virtual que realiza trocas em ambas as direções entre o sangue, o LCR e o SNC. Esta barreira, que é totalmente desenvolvida nos adultos, impede a penetração de algumas substâncias que podem ser tóxicas para o SNC.
Para que seja feita uma análise detalhada do conteúdo do LCR, deve-se realizar uma punção suboccipital logo abaixo do crânio,ou lombar entre a terceira, a quarta e a quinta vértebras lombares. Este procedimento deve ser realizado sob condições totalmente estéreis e deve ser executada por um médico experiente.
Subsequentemente ao procedimento, o paciente deve ficar sob repouso por um determinado período e hidratação forçada. Habitualmente a coleta é

Relacionados