LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA

Páginas: 2 (484 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ACADEMICA ROSELI DE PAULA
DIREITO



1- Defina o que é Liquidação de Sentença, apontando a previsão legal?


Definição: “Liquidação de sentença é um processo cognitivo que visa a declaraçãodo quantum debeatur ainda não revelado no título executivo”.
“Liquidação de sentença é o instituto processual destinado a tornar adequada a tutela jurisdicional executiva, mediante outorga dopredicado da liquidez à obrigação, que a sentença condenatória genérica não é capaz de outorgar”.(Cândido Rangel Dinamarco).

Consiste no ato preliminar da execução de sentença ilíquida, que tem por fimapurar a quantidade certa do valor da condenação. Pode ser realizada por meio de cálculo aritmético, que será apresentado pelo próprio credor para cumprimento da sentença; por arbitramento, quandodeterminado pela sentença ou convencionado pelas partes, ou nos casos em que a natureza do objeto o exigir, podendo ser efetuada apenas por perito com conhecimento técnico; e por artigos, quando, paraapurar o valor da condenação, há necessidade de alegar e provar fato novo. 

Fundamentação: Artigos 475-A a 475-H, CPC.



2- Conceitue e aponte as diferenças entre Liquidação por Arbitramento eLiquidação por Artigos, apontando a respectiva previsão legal.


Liquidação por Arbitramento É utilizada quando, para determinar o quantum debeatur se for necessária a nomeação de perito paraatribuir valor a coisa, serviço ou a um prejuízo. No arbitramento a perícia é a forma de liquidar a obrigação.

A)Determinação da sentença;
B)Convenção das partes- pode decorrer da cláusula contratualou de transação posterior à sentença;
C)Exigir a natureza do objeto da liquidação:

Previsão legal: Art.475-C do CPC.



Liquidação por Artigos Ocorrerá quando, para determinar o valor dacondenação, houver necessidade de alegar e provar fato novo.
Fato novo é o fato pertinente ao valor que não foi considerado na sentença exatamente porque a sentença não o fixou, não quer dizer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liquidação de Sentença
  • liquidação de sentença
  • Liquidação de sentença
  • Liquidação de Sentença
  • Liquidação de sentença
  • LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
  • Da liquidação de sentença
  • Liquidação de sentença

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!