Lip Deos AULA3

3444 palavras 14 páginas
Lipídeos
• Definição: Compostos encontrados nos organismos vivos, geralmente insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos.
• Funções:
- Servem como alimento energético, fornecendo 2 a 3 vezes mais calorias do que carbohidratos e proteínas pois são moléculas mais reduzidas;
- Funcionam como uma reserva energética altamente concentrada pois são armazenados sob a forma anidra, ao contrário dos glicídeos que são estocados sob a forma hidratada. Nos animais vertebrados, células especializadas (adipócitos) armazenam TAG como gotículas de gordura. TAG também são armazenados como óleo nas sementes de muitos tipos de plantas, fornecendo energia e precursores biossintéticos durante a germinação da semente.
- Agem como moléculas sinalizadoras (hormônios sexuais, tireoidianos);
- São os principais componentes das membranas celulares;
- Protegem mecanicamente contra choques (tecido adiposo);
- Funcionam como isolantes térmicos em certos animais e vegetais (TAG em leões marinhos, focas e baleias; ceras das penas de aves e das folhas das plantas)
• Usos:
- Na alimentação como óleos de cozinha, margarina, manteiga, maionese;
- Na fabricação de produtos manufaturados: sabões, resinas, cosméticos, lubrificantes. - Como combustíveis alternativos, como é o caso do biodiesel produzido a partir de óleos vegetais.
• Composição: Os Ácidos graxos são os principais constituintes dos lipídeos, sendo responsáveis pela hidrofobicidade característica desta classe de moléculas.
- Definição: São cadeias hidrocarbonadas com vários comprimentos (4 - 24 C) e graus de insaturação, que terminam em carboxilas.
Podem ocorrer na natureza na forma livre ou esterificada.

- Estrutura e Propriedades:
* Os ácidos graxos em sistemas biológicos geralmente contém um número par de átomos de carbono, tipicamente entre 14 e 24 carbonos. Os ácidos graxos mais abundantes na natureza tem 16 ou 18 átomos de carbono. Estes ácidos aparecem como os principais constituintes dos triacilgliceróis dos óleos de soja,

Relacionados