Linux Ubuntu

Páginas: 6 (1290 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
Sistema Operacional

- O que é um sistema operacional?
Um sistema operacional é uma coleção de programas para gerenciar as funções do processador, o input, o output, o armazenamento e o controle dos dispositivos. O sistema operacional tem todos os comandos básicos que os aplicativos vão usar, em vez de ter todas estas funções re-escritas para cada aplicativo. Exemplo: para imprimir umarquivo, os processadores de texto mandam o arquivo para o programa "imprimir" do sistema operacional.

- Como um sistema operacional funciona?
Um sistema operacional executa muitas funções para que o computador funcione bem e eficientemente. Algumas das mais importantes são:
Interpretador de Comandos: traduz comandos para instruções que o processador entende.
Gerente dos Usuários: guarda astarefas de um usuário separadas daquelas dos outros.
Gerente das Tarefas: guarda as operações de uma tarefa separadas daquelas dos outros.
Gerente dos Recursos: gerencia o uso de recursos de hardware entre usuários e tarefas usando-os a qualquer ponto do tempo.
Gerente de Arquivos: cria, deleta, enter, muda arquivos e gerencia acesso para arquivos.
User Interface: gerencia acesso do usuário para ointerpretador de comandos e o gerente de arquivos.

- O sistema operacional é uma coleção de programas que:
Inicializa o hardware do computador
Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos
Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas
Mantém a integridade de sistema


- As Várias Partes de um Sistema Operacional
Um sistema operacional de um computador que é usado pormuitas pessoas ao mesmo tempo, é um sistema complexo. Contém milhões de linhas de instruções escritas por programadores. Para tornar os sistemas operacionais mais fáceis de serem escritos, eles são construídos como uma série de módulos, cada módulo sendo responsável por uma função. Os módulos típicos em um grande SO multiusuário geralmente são:
Núcleo (Kernel em inglês - também conhecido como"executivo")
Gerenciador de processo
Escalonador (Scheduler, em inglês)
Gerenciador de arquivo







Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que computador esteja sendo usado. Alguns sistemas são responsáveis pela gerência de muitos usuários, outros controlam dispositivos de hardware como bombas de petróleo.O sistema operacional funciona com a iniciação de processos que este irá precisar para funcionar corretamente. Esses processos poderão ser arquivos que necessitam de ser frequentemente atualizados, ou arquivos que processam dados úteis para o sistema. Poderemos ter acesso a vários processos do sistema operacional a partir do gerenciador de tarefas, onde se encontram todos os processos que estão emfuncionamento desde a inicialização do sistema operacional até a sua utilização atual.



Sistema Operacional Linux

○ Como surgiu o Linux?
O Linux surgiu de forma muito interessante. Tudo começou em 1991, quando um programador finlandês de 21 anos, Linus Benedict Towards, enviou a seguinte mensagem para uma lista de discussão na Internet: "Olá para todos que estão usando Minix. Estou fazendoum sistema operacional free (como passatempo) para 386, 486, AT e clones". Minix era um limitado sistema operacional baseado em Unix que rodava em microcomputadores maquiavélicos como o AT. Linux pretendia desenvolver uma versão melhorada do Minix e mal sabia que seu suposto "passatempo" acabaria num sistema engenhosamente magnífico. Muitos acadêmicos conceituados ficaram interessados na idéia doLinus e, a partir daí, programadores das mais variadas partes do mundo passaram a trabalhar em prol desse projeto. Cada melhoria desenvolvida por um programador era distribuída pela Internet e, imediatamente, integrada ao núcleo do Linux.
No decorrer dos anos, este trabalho árduo e voluntário de centenas de sonhadores tornou-se num sistema operacional bem amadurecido e que hoje está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comandos Linux Ubuntu
  • LINUX
  • distribuiçao linux ubuntu
  • Tutorial instalação linux ubuntu server
  • Ebook-Curso-Linux-Ubuntu-v-1.0
  • ubuntu
  • ubuntu
  • Ubuntu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!