Linux Suse

Páginas: 17 (4170 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Sistema Operacional - Suse


Introdução
O desenvolvimento deste trabalho visa apresentar e analisar diversos aspectos em relação ao sistema operacional Suse. Destaca-se que nesse documento há explicações no que tange a história da empresa, as características do sistema, o mercado e as perspectivas da empresa para o futuro.
Esse trabalho foi dividido em quatro seções: a primeiraaborda o surgimento da empresa; a segunda relaciona-se com as particularidades e qualidades do sistema operacional; na terceira aponta-se o atual mercado e por último demonstra-se a visão de futuro da empresa no tocante a melhorias futuras e novas versões do sistema OpenSUSE.

História Sistema Operacional Suse
O Suse é um sistema operacional baseado no kernel do Linux e distribuído juntocom outras aplicações de código aberto. Sua origem remonta a Alemanha e inicialmente desenvolvido para o mercado dos países Europeus. Sua primeira aparição ocorreu em 1994, fazendo o Suse ser a distribuição Linux de aspecto comercial mais antiga. É reconhecida pela sua ferramenta o YaST.
No ano de 2003 a empresa Novell comprou a marca Suse. Novell que foi uma das fundadoras da Open InventionNetwork, decidiu que a comunidade executava um papel importante em parte do processo de desenvolvimento e abriu a distribuição Suse para contribuintes externos, criando assim a distribuição openSUSE. Em 2004 a Novell (atual detentora do SUSE) contratou 500 desenvolvedores para trabalhar no Suse. Em 27 abril a Novell junto com a Suse adquiriram a empresa Atachmate.
O Desenvolvimento
AGesellschaft für Software und System Entwicklung mbH ou traduzindo para o português (Companhia de Software e Desenvolvimento de Sistemas) foi fundada em 2 de Setembro de 1992, na Nuremberga, Alemanha, por doze fundadores, dentre eles Roland Dyroff, Thomas Fehr, Burchard Steinbild e Hubert Mantel.
Inicialmente, a ideia era a construção de um software e prestar suporte a Unix. De acordo com Mantel, umdos fundadores, o grupo resolveu desenvolver a distribuição Linux e oferecer.
O nome “Suse” foi originalmente um acrônimo em língua Alemã para “Software und System-Entwicklung”, significando “Software e Desenvolvimento de Sistemas”. Entretanto, o nome completo nunca foi utilizado e a companhia sempre foi conhecida como ”S.u.S.E”, mas em 1998 teve seu nome alterado para ”SUSE”
O atual logo emascote da distribuição é um Camaleão oficialmente denominado de “Geeko”. O seu design alterou-se com o passar do tempo.

Logotipo – Suse

Origens e Algumas Características
A empresa incialmente era provedora de serviços, no qual entre outras coisas regularmente lançava pacotes de softwares para o Softlanding Linux System e Slackware. Para desenvolver a sua base única e diferenciada,o Suse baseou-se no Jurix (criado por Florian La Roche) como ponto de partida. Destaca-se que junto com Florian que juntou-se a Suse, começou a ser desenvolvido o YaST, o instalador e ferramenta de configuração que se tornou ponto central da distribuição.
Em 1996, a primeira distribuição sobre o nome Suse Linux foi publicada como Suse Linux4.2.A escolha dessa numeração gerou muitadiscordância, haja vista que por ser versão inicial, esta devia ser a 1.1.Entretanto, o número foi intencionalmente escolhido, pois fazia referência ao número 42 do Guia do Mochileiro das Galáxias de Douglas Adams. Infere-se que a primeira versão do YaST foi de 0.42 também em referência a tal número.
Mercado - Desktop
O sistema operacional Suse possui um programa único de instalação e administraçãochamado YaST2 que permite realizar atualizações, configurar a rede e administrar os usuários cadastrados no sistema e tudo isso está integrado em uma interface amigável. Ainda apresenta vários ambientes conhecidos tais como KDE e Gnome. Essa distribuição possui ferramentas capazes de distribuir o espaço do HD permitindo a coexistência com outros sistemas operacionais.
Destaca-se que o Suse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema Operacional Linux Suse
  • suse
  • suse
  • Linux
  • linux
  • Linux
  • Linux
  • Linux

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!