Linhas gerais sobre a evolução do pensamento econômico

Páginas: 19 (4584 palavras) Publicado: 21 de abril de 2011
Linhas Gerais Sobre a Evolução do Pensamento Econômico

Linhas Gerais Sobre a Evolução do Pensamento Econômico

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O presente trabalho tem como escopo analisar, de forma sintetizada, a evolução do pensamento econômico, apontando os principais modelos até hoje criados e adotados, demonstrando seus benefícios e malefícios na produção ecirculação de riquezas em um Estado.
Para melhor absorver o conteúdo, dividimos a pesquisa em duas partes. Primeiramente, estudaremos a evolução histórica dos sistemas econômicos sob uma perspectiva genérica, sem atermos a nenhum país específico. Em um segundo momento, o objeto estudado será o Estado brasileiro, desde o período colonial, passando pelas sete constituições (incluindo a de 1969)anteriores, até a atual constituição de 1988, com uma análise específica dos modelos econômicos adotados.
Por fim, uma conclusão arremata a presente pesquisa, perscrutando, ainda que singelamente, qual o modelo econômico que melhor se adapta à realidade brasileira, tendo em vista a necessidade de uma harmonização entre a economia de mercado imperativa no cenário internacional com os princípios edireitos constitucionais paulatinamente adquiridos.


2. ANÁLISE GERAL

A evolução do pensamento econômico e consequentemente dos modelos (ou sistemas) adotados podem ser, de forma didática e genérica, assim visualizada:

* 1ª fase: formação e apogeu do feudalismo (Alta Idade Média - séc. V a XI);

* 2ª fase: dissolução do feudalismo e início docapitalismo (Baixa Idade Média - séc. XI a XV);

* 3ª fase: formação do mercantilismo ou capitalismo comercial (Idade Moderna - séc. XV a XVIII);

* 4ª fase: liberalismo (Início da Idade Contemporânea - fim do séc. XVIII e todo séc. XIX);

* 5ª fase: socialismo (séc. XIX e XX);

* 6ª fase: intervencionismo - "Welfare State" (séc. XX);

* 7ª fase: neoliberalismo (séc. XXI);

Claroestá, que cada modelo econômico supracitado deu origem a diversas correntes de pensamento e que a evolução cronológica destes sistemas ocorreu de forma peculiar em cada país, visto que estas fases foram se interpenetrando temporal e espacialmente, podendo, em uma análise específica de determinado Estado, serem suprimidas ou adicionadas a outras.
Todavia, em uma perspectiva geral, não obstanteas diferenças taxionomicas, esta é a linha histórica e evolutiva dos modelos econômicos apontados pela maioria dos doutrinadores, e será, portanto, o paradigma que irá balizar o presente trabalho.

2.1 Feudalismo

O termo feudalismo não possui uma origem etimológica exata. Alguns entendem que feudo é termo latino, com significado de “fidelidade”, outros, que o vocábulo é germânico, comacepção de “terra recebida em recompensa”.
A origem do feudalismo está ligada à antigas instituições romanas e germânicas como a clientela, colonato, benefício e comitatus. Sua formação se deu na alta idade média (séc. V a XI) e baseava-se nas relações servis entre um proprietário de terras (senhor feudal) e indivíduos que trabalhavam nela (servos da gleba), explorando uma economiaagropastoril subsistente e com mínima circulação monetária.
Os senhores feudais possuíam total autonomia perante suas terras, exercendo funções administrativas, judiciárias e militares. Não existia mobilidade social entre os estamentos feudais (nobreza, clero, servos).
Na baixa idade média (séc. XI a XV), o sistema feudal começa a se dissolver, e uma nova classe começa a surgir: a burguesia. Foinesta época, então, que a atividade comercial exsurge, dando início ao capitalismo.

2.2 Mercantilismo

O mercantilismo ou capitalismo comercial vigorou no século XV até meados do século XVIII, e tinha como principal característica uma forte intervenção estatal na economia. Serviu como uma fase de transição entre o pensamento feudal para o pensamento capitalista.
Vários foram os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução do pensamento economico
  • Evolução do pensamento economico
  • Evolução do pensamento econômico
  • Evolucao do pensamento economico
  • Evolução do pensamento econômico
  • Evolução do pensamento econômico
  • A evolução histórica do pensamento econômico
  • evolução do pensamento economico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!