linhas equipotenciaias

1126 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO

Este relatório visa observarmos o comportamento das linhas equipotenciais geradas em um campo elétrico, contando com o auxilio de equipamentos que nos possibilitem recolher dados que serão utilizados para detalhar o experimento. Para isso se faz necessário entender alguns conceitos de campo elétrico e suas derivações:
Imaginando um campo elétrico gerado por uma carga Q, e colocada uma carga de prova q no seu espaço de atuação poderemos perceber que conforme a combinação de sinais entre essas duas cargas, esta carga q será atraída ou repelida, adquirindo movimento, e consequentemente energia cinética.
Quando essa energia está ligada a um campo elétrico, ela é chamada de energia potencial elétrica, simbolizada por
O campo elétrico na proximidade de um bastão carregado pode não ser somente descrito pelo vetor intensidade do campo elétrico E, mas também por uma grandeza escalar, o potencial elétrico V. Essas grandezas são intimamente relacionadas, e são muitas vezes uma mera questão de conveniência a escolha de uma delas para a solução de um determinado problema. Pode-se dizer que a carga geradora produz um campo elétrico que pode ser descrito por uma grandeza chamada potencial elétrico Para que possamos encontrar a diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um campo elétrico, devemos deslocar uma carga de prova q0 de um lado ao outro.
Fazendo uma analogia ao campo elétrico, o potencial pode seer descrito como o quociente entre a energia potencial elétrica e carga de prova q: A unidade adotada no SI para o potencial elétrico é o Volt(V).
Uma maneira utilizada para se representar potenciais é a superfície equipotencial, que é o lugar geométrico dos pontos que tem o mesmo potencial elétrico, no ponto em que uma linha de campo cruza uma linha equipotencial, ambas são perpendiculares. Esse método pode ser utilizado para se obter uma descrição geral do comportamento do campo elétrico numa região do espaço podendo ter simetria variada. No

Relacionados

  • gerador vander graff
    1475 palavras | 6 páginas
  • Roteiros fisica aplicada
    20737 palavras | 83 páginas