Linhas de força de um campo elétrico

Páginas: 7 (1630 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2014


Linhas de Força em um Campo Elétrico

Acadêmicos: Alam Luis Hermes Cancian, Liovani Beatriz Bremm, Taciana Dieminger Albring.

1) Diferenças ente campo gravitacional e campo elétrico.
A diferença maior entre eles é o fator que os originou: o campo gravitacional é gerado pela simples presença de matéria; na verdade gerar um campo gravitacional é uma propriedade fundamental da matéria.Já o campo elétrico é gerado por cargas elétricas, ou seja, corpos carregados eletricamente (por meio de atritamento, indução, etc), íons ou mesmo por um campo magnético (campos magnéticos podem originar campos elétricos e vice-versa.
Dois detalhes interessantes são:O campo elétrico(e o campo magnético também) pode ter regiões positivas e/ou negativas, de forma que ele pode tanto atrair comopode repelir corpos carregados eletricamente , coisa que não acontece no campo gravitacional. Os campos elétricos/magnéticos são muito mais intensos do que o campo gravitacional, no entanto estes dois não são "cumulativos" como o gravitacional: é possível perceber os campos elétricos/magnéticos com um pente atritado ou um imã, já o campo gravitacional necessita de quantidades gigantescas demassa para ser percebido. 
Todavia, o campo gravitacional de todas as partículas de um planeta, por exemplo, agem em conjunto, dando origem a imensa força gravitacional que rege o universo.

2) Explique como devemos proceder para verificar se existe um campo elétrico em um certo ponto do espaço.

Uma carga elétrica Q produz em torno do espaço que a envolve uma região afetada pela sua presença,essa região é denominada campo elétrico. Uma carga q, na presença de um campo elétrico, fica sujeita a ação de uma força elétrica.
A carga Q cria um campo elétrico que exerce uma força elétrica F sobre a carga q.
Chamamos de campo elétrico a região de influência da carga Q onde qualquer carga de prova q nela colocada, estará sob a ação de uma força de origem elétrica.
Como verificamos aexistência de um campo elétrico?
O campo elétrico é uma propriedade dos pontos da região influenciada pela presença da carga elétrica Q, não dependendo da carga de prova q nesses pontos para a sua existência. A carga de prova q é utilizada somente para a verificação da existência do campo elétrico num determinado ponto da região.
Verificamos a existência de um campo elétrico, originado por umacarga elétrica Q, colocando uma carga de prova q na região de influência da carga Q, isto é, o campo elétrico e essa carga q colocada, fica sujeita a uma força de origem elétrica F.
Colocando-se uma carga de prova q em um ponto qualquer, como o ponto P1 , por exemplo, uma força elétrica atuará sobre esta carga de prova. A intensidade do campo elétrico em P1 será, por definição, dada pelaexpressão , a figura abaixo ilustra como podemos verificar e existência de campo elétrico em torno de uma determinada carga presente no espaço.

Resumindo, para verificar a existência do campo elétrico basta apenas utilizar uma carga de prova, e se esta sofrer algum tipo de movimento (existência de uma força F) quer dizer que há campo elétrico naquele ponto do espaço.

3) O que você entende porrigidez dielétrica?
É possível um material isolante se tornar condutor? Essa ideia parece meio inviável, mas pode acontecer. Sabemos que os materiais isolantes, também chamados de dielétricos, possuem elétrons que estão presos ao núcleo dos átomos, ou seja, não existem elétrons livres nesses materiais. 
Se aplicarmos um campo elétrico entre as extremidades de um material isolante, atuará umaforça sobre os átomos desse corpo tentando arrancar dele alguns de seus elétrons, mas ocorre que esses elétrons estão fortemente ligados ao núcleo, sendo assim é necessário a aplicação de um campo elétrico mais intenso para que seja possível arrancá-los. Se a intensidade do campo elétrico não for suficientemente grande, a força elétrica provocará somente a polarização do material dielétrico. ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio linhas equipotenciais e linhas de força do campo elétrico
  • Campo elétrico e linhas equipotenciais
  • Linhas de campo elétrico e magnético
  • Campo eletrico e linhas equipotenciais
  • Linha de forcas em campo magnetico
  • Campo Elétrico e linhas equipotenciais
  • LINHAS DE CAMPO ELETRICO
  • linha de campo elétrico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!