Linha do Tempo

Páginas: 16 (3873 palavras) Publicado: 17 de junho de 2014
1. Primórdios da Didática: período de 1549-1930

I.I) Jesuitas principais educadores de quase todo período colonial, atuando no Brasil de 1549 a 1759: Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 e começaram sua catequese erguendo um colégio em Salvador da Bahia, fundando a Província Brasileira da Companhia de Jesus. Vinham na armada de Tomé de Sousa, chefiados por Manuel daNóbrega, e eram eles Leonardo Nunes, João de Azpilcueta Navarro, Vicente Rodrigues, Antonio Pires e o irmão Diogo Jácome. A segunda vaga aconteceu em 1550 na armada de Simão da Gama. O primeiro Bispo chegou em 1552 e em 1553 aportou José de Anchieta na armada de Duarte Góis. Cinquenta anos mais tarde já tinham colégios pelo litoral, de Santa Catarina ao Ceará. Quando foram expulsos em 17591 , eram 670por todo o país, distribuídos em aldeias, missões, colégios e conventos.

I.2) Sociedade: economia agrário-exportadora-dependente, explorada pela metrópole. Educação não era valorizada: O objetivo da educação era catequizar os índios, não era considerada um valor social importante. No entanto, outro tipo incompatível com o nosso país, era a educação oferecida àelite: preocupada com o ensino humanista de cultura geral, enciclopédico.

I.3) Educação:catequese e instrução dos indiginas. A educação colonial tinha como finalidade a conversão dos indígenas para a fé católica e a instrução dos colonos. A intenção do poder real e da Igreja era a unificação da fé e da consciência, como uma garantia da unidade política. Nessas circunstâncias,a educação assume um papel de agente colonizador.


I.4)Plano de instrução - Ratio Studiorum: coletânea fundamentada em experiências vivenciadas no Colégio Romano e adicionada a observações pedagógicas de diversos outros colégios, que busca instruir rapidamente todo o jesuíta docente sobre a natureza, a extensão e as obrigações do seu cargo. ARatio ( pronuncia-se rácio, palavra feminina latina da terceira declinação) surgiu com a necessidade de unificar o procedimento pedagógico dos jesuítas diante da explosão do número de colégios confiados à Companhia de Jesus como base de uma expansão em sua totalidade missionária. Constituiu-se numa sistematização da pedagogia jesuítica contendo 467 regras cobrindo todas as atividades dos agentesdiretamente ligados ao ensino e recomendava que o professor nunca se afastasse do estilo filosófico de Aristóteles, e da teologia de Santo Tomás de Aquino.Em 1584, o Padre Aquaviva, novo superior geral da Ordem jesuíta, nomeia uma comissão encarregada de codificar as observações que foram reunidas em Roma. O anteprojeto motivado, redigido em 1586, depois de haver sido submetido às críticas dosexecutores e de haver sido remanejado por nova comissão, torna-se o texto de 1591 e toma forma definitiva na famosa Ratio studiorum, promulgada em 8 de janeiro de 1599.

I.5)1870 expanção cafeeira: Fase de expansão do cafeeiro no Vale do Paraíba fluminense. A partir dos arredores da Cidade do Rio de Janeiro, o cafeeiro é plantado no Vale do Paraíba fluminense e sedissemina para as áreas vizinhas, Zona da Mata de Minas Gerais e Vale do Paraíba Paulista. Houve grande expansão da produção, a qual se fez sem expressivos estímulos econômicos por parte dos governos. Entre as causas dessa grande expansão da cafeicultura no Brasil estavam: 1) Grande aumento da demanda mundial;2) Colapso da mineração em Minas Gerais, liberando mão-de-obra; 3) Condições edafo-climáticasadequadas ao plantio de cafeeiros; 4) Maior autonomia política do país, o que permitia o incentivo ao crescimento econômico.

I.6)Movimetos independentes de influencia religiosa: inicia-se um movimento independente da influência religiosa, é aprovada então a Reforma de Ensino, proposta por Benjamin Constant (1890), que introduz a disciplina científica nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • linha do tempo
  • Linha do tempo
  • linha do tempo
  • Linha Do Tempo
  • Linha do tempo
  • Linha do tempo
  • linha do tempo
  • Linha do tempo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!