Linha do Tempo Escola de Frankfurt

Páginas: 5 (1165 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
LINHA DO TEMPO - ESCOLA DE FRANKFURT

Corrente Teórica
Escola de Frankfurt
Geografia
Origem: Instituto de Pesquisas Sociais (Institut für Sozialforschung, Frankfurt), Alemanha, fundado em 1923. Na década de 30, por causa do nazismo, seus representantes se transferem para Genebra, Paris e depois para os Estados Unidos.
Contexto Histórico
Transição do capitalismo empresarial com produção empequena escala para o capitalismo monopolista e o imperialismo;
Crescimento do movimento socialista;
Emergência do “estado de bem-estar social”;
Revolução Russa e comunismo;
Período neotécnico;
Surgimento da mídia de massa e cultura de massa, arte "moderna";
Ascensão do nazismo.
Mídia dominante
Mass media
Fontes de recursos para pesquisa
Inicialmente pesquisas financiadas porinvestidores judeus
Visão da sociedade
A individualidade é substituída pela pseudo-individualidade, o sujeito encontra-se vinculado a uma identidade sem reservas com a sociedade;
A repetitividade e a estandardização da indústria cultural fazem da moderna cultura de massa um meio de controlo psicológico;
Questão Básica de pesquisa
Sociedade entendida como um todo;
Uma teoria da sociedade que impliqueuma avaliação crítica da própria construção científica.
Os primeiros estudos desenvolvidos têm como foco a análise da economia capitalista e a história do movimento operário.
Disciplina de apoio
Os teóricos da Escola de Frankfurt foram explicitamente associados com a filosofia crítica de Immanuel Kant, na qual o termo crítica significou reflexão filosófica nos limites de reivindicações feitaspor certos tipos de conhecimento.
Uma conexão direta entre crítica e a ênfase na autonomia moral - como oposta às tradicionais deterministas e estáticas teorias de ação humana.
Em um contexto intelectual definido pelos dogmáticos positivismo e cientificismo em uma mão e o dogmático "socialismo científico" em outra, teóricos críticos pretenderam reabilitar as ideias de Marx através de umaabordagem filosoficamente crítica.
Metodologia de pesquisa
Método: Marxismo heterodoxo
Pesquisa: Empírica – estudos procuram mecanismos de dominação: consiste em enfrentar as temáticas novas que se aproveitam das dinâmicas societárias da época como, por exemplo, o autoritarismo, a indústria cultural e a transformação dos conflitos sociais nas sociedades altamente industrializadas.
Na reflexão teóricaproposta pelos autores deve-se destacar dois aspectos: a transformação da cultura em mercadoria e a difusão da ideologia pelos meios de reprodução técnica
Objeto de estudo
Conversão da cultura em mercadoria; Cultura de massa/Indústria Cultural.
Objetivos teóricos
Penetrar no sentido dos fenômenos estruturais, primários, da sociedade contemporânea, o capitalismo e a industrialização.
Analisaros fenômenos sociais característicos da sociedade americana, entre os anos 30 e 40.
Estudar os problemas tradicionais do movimento operário.
Tecer uma crítica ao sistema que se apresentava dominador.
Autores principais no exterior
Theodor Adorno: Alemão, filósofo político cuja combinação do marxismo e psicologia freudiana foi popular entre os estudantes no final dos anos 1960. Tornou-semembro do Partido Social Democrata, enquanto estudante na Universidade de Freiburg, Frankfurt. Aderiu ao Instituto de Investigação Social, em 1932.
Max Horkheimer: Filósofo e sociólogo alemão. Nasceu em Stuttgart/Alemanha. Foi reconhecido como um dos grandes filósofos da Escola de Frankfurt, celeiro da Teoria Crítica.
Erich Fromm: Nasceu em Frankfurt, Alemanha. Formou-se em Psicologia e Sociologiana Universidade de Heidelberg, onde também se doutorou, completando sua formação na Universidade de Munique – Doutorado em Filosofia - e no Instituto Psicanalítico de Berlim, se especializando em Psicanálise.
Herbert Marcuse: filósofo, sociólogo – 1898 – Berlim, Alemanha. Alemão, filósofo político cuja combinação do marxismo e psicologia freudiana foi popular entre os estudantes no final dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Escola de Frankfurt
  • Escola de Frankfurt
  • Escola de Frankfurt
  • Escola de frankfurt
  • A Escola de Frankfurt
  • A escola de Frankfurt
  • Escola de Frankfurt
  • A Escola de Frankfurt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!