Linha do tempo educação

Páginas: 12 (2780 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
LINHA DO TEMPO
Para Portugal, o Brasil só servia no período colonial como uma simples colônia, produtora e fornecedora de gêneros úteis ao comércio metropolitano europeu. Sendo que esse será o principal objetivo da política portuguesa até o fim da era colonial, sendo assim, a educação neste período ocupou um lugar secundário na administração colonial, sendo que esse período durou de 1500 até1808, sendo de responsabilidade da Companhia de Jesus. Os períodos da educação no Brasil podem ser determinados em: Colônia, Império, 1ª República, Era de Vargas, República Populista, Ditadura e a Nova República.
A educação no Brasil começou com a Companhia de Jesus, eram conhecidos como Jesuítas, fundado por Inácio de Loyola no ano de 1540, esse movimento foi da Igreja Romana, seu objetivo era aexpansão do protestantismo na Europa. Assim coube aos Jesuítas a educação brasileira por 210 anos. O ensino no Brasil se desenvolveu a serviço de Portugal através de cursos de filosofia e teologia no período de 1572 a 1808. Mas a companhia religiosa foi expulsa do Império português, implantando uma nova política de Educação por Marquês de Pombal, sendo assim o ensino superior teve dois períodos ojesuítico e o pombalino.
No de 1549 os jesuítas juntamente com Tomé de Souza chegaram ao Brasil, para cumprir um mandado real de conversão dos índios e assistência religiosa aos colonos. Outra missão era manter os colégios para o ensino primário, secundário e superior, esses estabelecimentos tinham normas padrão e sistêmicas no Tratado Ratio Studiorum, esse seria um currículo único para estudosescolares que se dividia em dois graus, os Studia Inferiora, que era compreendido em sete series anuais e o Studia Superiora que compreendia os ensinos de Filosofia e Teologia.
Na Bahia sede do governo geral em 1550 foi fundado o primeiro colégio jesuíta, sendo que os cursos só começaram a funcionar no ano de 1572 e em 1759, os jesuítas foram expulsos do reino de Portugal, pois nesse períodoSebastião José de Carvalho e Mello se tornou o Marquês de Pombal, sendo que ele expulsou a Companhia de Jesus desestruturando o sistema educacional das colônias. Nesse período o Ratium Studiorum com sua organização pedagógica sistematizada e seriada, deu lugar às aulas dispersas que eram denominadas aulas régias.
Vamos para a Educação no I e II Império que vai de 1808 a 1889, pois com a vinda daFamília Real Portuguesa para o Brasil em 1808 a educação teve que se reestruturar o ensino no Brasil, pois a sede do Poder Metropolitano também veio para o Brasil.
No período Joanino que vai do ano de 1808 a 1821, o principal propósito era de atender as necessidades da Família Real ao Brasil, sendo assim, D. João VI abriu Academias Militares, Escolas de Direito e Medicina, a Biblioteca Real, o JardimBotânico e sua iniciativa mais marcante em termos de mudança foi a Imprensa Régia.
Após a independência de 1822 surgiram dois setores: o do ensino estatal que era secular, que seria a transformação do religioso em leigo e o do ensino particular que seria o religioso e secular. Nesse período a educação era mais voltada à formação da elite dirigente do país, pois não montaram um sistema nacionalde ensino, integrado em todos os seus graus e modalidades, só se preocuparam em criar algumas escolas superiores e regulamentar as vias de acesso a seus cursos. No ano de 1874 foram criadas escolas Politécnicas no Rio de Janeiro e no ano de 1875 a Escola de Minas de Ouro Preto. Nessa época os ensinos de Filosofia, Matemática, Física, Química, Biologia e Mineralogia, se deslocaram e deram espaço aosensinos para médicos e militares, esses sofreram forte influência do positivismo.
A educação na Primeira República que vai de 1889 a 1930, teve a expansão das escolas superiores livres, que facilitou o ingresso de alunos em cursos superiores, tendo uma desvalorização dos diplomas no mercado, ou seja, esse fato fez com que surgisse os exames dos vestibulares. Neste períodos também houve muitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linha do tempo da educação no brasil
  • Linha do tempo educação no brasil
  • linha do tempo da história da educação
  • Linha do Tempo da Educação Brasileira
  • Linha do tempo da história da educação
  • Linha do Tempo da Educação no Brasil
  • Linha do tempo educação infantil
  • Linha do Tempo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!