Linha do tempo da saúde do brasil

Páginas: 8 (1814 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
1500 – Nenhum modelo de atenção a saúde da população, atenção a saúde limitava-se aos próprios recursos da terra (plantas e ervas, por conhecimentos empíricos (curandeiros).
1789 - No Rio de Janeiro só existiam 4 médicos exercendo a profissão , em outros estados brasileiros eram inexistentes.
1850 – A saúde publica esta limitada de atribuição sanitária as juntas municipais, controle de navios ena saúde dos portos.
1889 até 1930 – O país estava em alta epidemia, caracterizado pela presença de diversas doenças graves, onde surgiu Oswaldo Cruz com as vacinas e a população se revoltando.
1920 – Carlos Chagas reestruturou o departamento nacional de saúde, introduziu a propaganda e a educação sanitária e foi criada a escola Anna Nery.
1923 – Fomos aprovados pelo Congresso Nacional a leiEloi Chaves, marco inicial da previdência social no Brasil. Através desta lei foram instituídas as caixas de aposentadoria e pensão (CAP’s).
1929 – imobilizou temporariamente o setor agrário – exportador, redefinindo a organização do estado. Assim é que a crise do café a ação dos setores agrários e urbanos vão propor um novo padrão de uso do poder no Brasil.
1930 – Comandada por Getúlio Vargas éinstalada, que rompe com a politica do café com leite, entre São Paulo e Minas Gerais, que sucessivamente elegiam o Presidente da Republica. Foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública, com desintegração das atividades do Departamento Nacional de Saúde Pública (vinculado ao Ministério da Justiça).
1933 – Foi criado a primeiro Instituto de Aposentadorias e Pensões: os dos marítimos (IAPM).1934 – Foi criado o primeiro Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Comerciários (IAPC) e a dos Bancários (IAPB) e a nova constituição, o estado e o setor industrial através dele, instituiu uma politica social de massas que na constituição se configura no capitulo sobre a ordem econômica e social.
1936 – Criado o primeiro Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industrializados (IAPI).1938 - Criado o primeiro Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Estivadores e Transportes de Cargas (IAPETEL).
1937 – É promulgada nova constituição que reforça o centralismo e a autoridade presidencial (ditadura).
1939 – Regulamenta – se a justiça do trabalho.
1940 – O trabalhismo oficial e suas práticas foram reforçados e com a imposição de um sindicato único e pela exigência do pagamento deuma contribuição sindical.
1941 – Instituiu-se a reforma Barros Barreto, em que se destacam as seguintes ações:
* Instituição de órgãos normativos e supletivos destinados a orientar a assistência sanitária e hospitalar;
* Criação de órgãos executivos de ação direta contra as endemias mais importantes (malária, febre amarela, peste);
* Fortalecimento do Instituto Oswaldo Cruz, comoreferencia nacional;
* Descentralização das atividades normativas e executivas por 8 regiões sanitárias;
* Destaque aos programas de abastecimento de agua e construção de esgotos, no âmbito da saúde publica;
* Atenção aos problemas das doenças degenerativas e mentais com a criação de serviços especializados de âmbito nacional (Instituto Nacional do Câncer).
1943 – É homologada aConsolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
1949 - As despesas com assistência médica representaram apenas 7,3 % do total geral das despesas da previdência social.
1953 – Foi criado o Ministério da Saúde, o que na verdade limitou-se a um mero desmembramento do antigo Ministério da Saúde e Educação sem que isto significasse uma nova postura do governo e uma efetiva preocupação em atender aos importantesproblemas de saúde pública de sua competência.
1956 – Foi criado o Departamento Nacional de Endemias Rurais (DNERU), incorporando os antigos serviços nacionais de febre amarela, malária, peste.
1960 – Sobem as despesas com assistência médica para 19,3 %. A lei orgânica da Previdência Social foi finalmente sancionada, acompanhada de intenso debate politico a nível legislativo em que os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linha do tempo do filme "Políticas de Saúde no Brasil"
  • Linha do tempo da saúde publica
  • Linha do tempo saude coletiva
  • Saúde linha do tempo
  • Linha do tempo da educação no Brasil
  • Linha do tempo da educação no brasil
  • Linha do Tempo da Educação no Brasil
  • Linha do tempo brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!