Linha do tempo da educação

Páginas: 7 (1560 palavras) Publicado: 7 de junho de 2011
LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

1500 Vera Cruz – o começo de tudo

Até um pouco depois dos portugueses chegarem à costa da Bahia a educação do povo indígena era difusa, onde as crianças aprendiam imitando os adultos nas atividades cotidianas e nas cerimônias e rituais. O pajé autoridade responsável pelos valores culturais.

1549-1759 Período Jesuítico – AlfabetizaçãoOs primeiros jesuítas chegaram em março de 1549, comandados pelo Padre Manoel de Nóbrega, quinze dias após a chegada edificaram a primeira escola elementar brasileira, em Salvador, e dedicaram à pregação da fé católica e ao trabalho educativo.onde ensinam português ou espanhol, profissões e operações mentais básicas,como contar. Teatro, canto e outras atividades lúdicas são usadas para catequizar.O Irmão Vicente tornou•se o primeiro professor nos moldes europeus em terras brasileiras.

1564 Primeiro colégio para brancos

Em 1564, a primeira escola para brancos na Bahia, pra filhos da elite colonial no regime de internato A obra se estendeu para o sul em 1570, já era composta de cinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo dePiratininga). Três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia). Mantinham ainda cursos secundários de Letras e Filosofia, e curso superior para formação de sacerdotes de Teologia e Ciências Sagradas.
Em 1599 a pratica pedagógica pelo método da repetição , memorização e provas periódicas, aos alunos cabe anotar num caderno tudo o que o professor disser. Os colégios sofrem com a falta de professoresque demoram a chegar, outros morrem em viagem ou desaparecem em passeios.

1760-1808 Período Pombalino

Por causa das diferenças de objetivos com os interesses da Corte e seu governo, Marquez de Pombal expulsar os jesuítas, e a educação foi praticamente reduzida a nada, o sistema jesuítico foi desmantelado e não foi organizado nada para continuar àquele trabalho. Os professores ficavamlongos períodos sem receber vencimentos a espera de solução vinda de Portugal; não tinham formação para a função. Eram nomeados por indicação ou sob concordância de bispos e se tornavam “proprietários” vitalícios de suas aulas régias. O resultado da decisão de Pombal foi instituir o subsidio literário para manutenção do ensino primário e médio, criou também uma imprensa regia para imprimir livrosdidáticos. Mas apenas ¼ continuavam os estudos indo para o exterior.

Período Joanino (1808-1821)

Em 1808,D. João VI, permitiu a ruptura com situação anterior,para atender necessidades da nova capital e centro do Império Português, refundou a academia militar (atual Academia Militar das Agulhas Negras), criou escola de medicina (Rio de Janeiro e Salvador), transferiu a Biblioteca Real para cá(hoje Biblioteca Nacional), criou o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Imprensa Régia ( primeira imprensa oficial que criou primeiro jornal impresso no país) Apesar de tudo não consegui implantar sistema sólido de educação no Brasil.

Período Imperial (1822-1889)

Em 1824, Dom Pedro I proclama a Independência do Brasil, e outorga a primeira Constituição brasileira, no Art. 179 desta Lei Magnadizia que a “instrução primária é gratuita para todos os cidadãos”.
Em 1826, um Decreto institui quatro graus de instrução: Pedagogias (escolas primárias), Liceus, Ginásios e Academias.
Em 1827 projeto de lei propõe a criação de pedagogias em todas as cidades e vilas, além de prever exame na seleção de professores, para nomeação. Propunha ainda a abertura de escolas para meninas. D. Pedro Icria duas faculdades de Direito no País. Por todo Império pouco se fez pela educação brasileira e muitos reclamavam de sua qualidade ruim. No ano seguinte escolas para meninas onde só lecionavam mulheres.
Em1837 no Rio de Janeiro inaugura o Colégio D.Pedro II, modelo para todo pais, só para homens, com gramática, latim, grego, princípio de física, botânica e astronomia entre outros. O próprio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linha do tempo da educação no brasil
  • Linha do tempo educação
  • Linha do tempo educação no brasil
  • linha do tempo da história da educação
  • Linha do Tempo da Educação Brasileira
  • Linha do tempo da história da educação
  • Linha do Tempo da Educação no Brasil
  • Linha do tempo educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!