Linha do tempo da educação no Brasil

Páginas: 7 (1647 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Linha do tempo da educação no Brasil
De 1910 a 1980

1856-1886 – Liceus de Artes e Ofícios – Escolas Profissionalizantes atuais
1891 – Republicana – Escolas de Primeiras Letras. Letras – dever do Estado. Províncias – Prover de Primeiras Letras – SP e MG.
1906 – Fundado no Rio de Janeiro três escolas de ofício, orientadas para a formação, em termos técnicos e ideológicos da força de trabalhoindustrial e manufatureira (Governo de Nilo Peçanha).
1910 – A partir desta data as Escolas Salesianas (‘quase-sistema’ de ensino profissional) começa a entrar em decadência devido a concentração de padres de ensino secundário, e pela longa duração do curso.
1911 – Começa funcionar em São Paulo as primeiras escolas profissionais oficiais, destinadas ao ensino das ‘artes industriais’ para o sexomasculino e ‘economia e prenda’ para o sexo feminino.
1929 – Reforma do Distrito Federal (Fernando de Azevedo) / A Associação dos Funcionários de Banco do Estado de São Paulo organizou o primeiro curso de Contabilidade, que tinha duração de três anos no qual poderiam matricular-se os trabalhadores bancários associados, seus familiares e parentes.
1930 – Governo Provisório de Getúlio Vargas(tenentismo)
Ideário Reformista. Modernização do país. Estado nacional, centralizador, antiliberal e intervencionista. Era necessário cria um ensino mais adequado à modernização do país. Concepção salvacionista para a reforma da educação e d ensino; Criação do Ministério da Educação e Saúde Pública. Forneceu uma estrutura do ensino secundário, comercial e superior.
Escola Primária obrigatória –governo que mais ampliou a escolarização – mais pessoas tiveram acesso à escola. Redemocratização.
Criação do Sistema “S” – Senai, Senar, Sena... – Expansão em 1964.
Reforma Francisco Campos
Criou o Conselho Nacional de Educação; organizou o ensino superior no Brasil; organizou a Universidade do RJ; organizou o ensino secundário; decreto; instituiu o ensino religioso como matéria facultativa nasescolas públicas; organizou o ensino comercial e regularizou da profissão de contador; consolidou a organização do ensino secundário.
1932 – Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova; escola pública, leiga, obrigatória e gratuita. Reforma do Distrito Federal (Anísio Teixeira).
1934 – Promulgação da Constituição de 1934. Dedicou-se bem menos espaço à educação do que a anterior (1891), mas osuficiente para incluí-la em seu quadro estratégico: questão social para combater a subversão ideológica. A educação deveria ser ministrada pela família e pelos poderes políticos. Por causa do emergente processo de industrialização, demandavam-se políticas educacionais que assegurassem uma educação moderna, capaz de incorporar novos métodos e técnicas, e que fossem eficazes na formação do perfil decidadania adequado ao processo vigente. A intenção oficial do Brasil era implantar uma educação que contribuísse para realizar uma obra preventiva e de saneamento. Centro Ferroviário de Ensino e Seleção Profissional (CFESP), contando com colaboração do governo.
1935 - 1942 – Intensa repressão as organizações independentes dos trabalhadores.
1937 - 1945 – “Ditadura Vargas” - Estado novo – definiu-seo papel da educação no projeto de nacionalidade que o Estado esperava construir.
1942 – Reforma Capanema – Leis orgânicas do ensino. Postos em execução os seguintes decretos lei: Lei orgânica do Ensino Industrial, Criação do SENAI, Lei orgânica do Ensino Secundário, Lei orgânica do Ensino Primário, Lei orgânica do Ensino Normal, Cria o SENAC, Lei orgânica do Ensino Agrícola.
Para efetivar oensino industrial (demanda de uma economia que acelerava o processo se substituição de importações e destinado a uma classe operária já inserida na indústria), o governo com o apoio da CNI (Confederação Nacional da Indústria) criou o SENAI. O sistema deveria ser mantido por contribuições de filiados da CNI e sua função passou a ser a de organizar e administrar escolas de aprendizagem e treinamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linha do tempo da educação no brasil
  • Linha do Tempo da Educação no Brasil
  • Linha do tempo educação no brasil
  • linha do tempo da educação no Brasil
  • Linha do tempo da educação do brasil
  • LINHA DO TEMPO EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL
  • A educação no Brasil
  • LINHA DO TEMPO ACONTECIMENTOS IMPORTANTES DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!