Linha do tempo da educação brasileira

Páginas: 15 (3540 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO










Linha do tempo da Educação brasileira
































1. INTRODUÇÃO

O Presente trabalho tem por objetivo apresentar e analisar um breve resumo educação brasileira desde o período colonial até a república. Desenvolvendo assim um rápido estudo evolução da Educação, do ensino, dainstrução e das práticas pedagógicas no Brasil.




























2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Antes de começar a elaborar o trabalho em si, foi preciso encontrar um parâmetro para se seguir no que toca a definir a educação. Para uso deste, podemos pensar na educação como um processo sistematizado de transmissão de conhecimentos, que evolui em rupturas marcantes efáceis de serem observadas. Assim, começamos a analisar os principais momentos da educação através da história do Brasil.
De início, a História da educação brasileira é indissociável da Companhia de Jesus. As negociações de Dom João III, O Piedoso, junto a esta ordem missionária católica pode ser considerado um marco. A História da Educação no Brasil inicia-se no período colonial, quando começamas primeiras relações entre Estado e Educação, por meio dos jesuítas que chegaram em 1549, chefiados pelo Padre Manoel da Nóbrega. Em 1759, com as reformas pombalinas, houve a expulsão dos jesuítas, passando a ser instituído o ensino laico e público, e os conteúdos basearam-se nas cartas Régias. Muitas mudanças ocorreram até que se chegasse à pedagogia dos dias de hoje. As principais reformasforam: Benjamim Constant (1890), Epitácio Pessoa (1901), Rivadávia Correia (1911), Carlos Maximiliano (1915), João Alves da Rocha Vaz (1925), Francisco Campos (1932), Gustavo Capanema (1946) e as Leis de Diretrizes e Bases de 1961, 1968, 1971 e 1996.
Depois de apresentado esse rápido panorama do que contem o trabalho, passemos para o trabalho em si.












2.1 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃONO PERÍODO COLONIAL:

Não se sabe ao certo como se dava, mas pode-se dizer que mesmo antes da chegada dos portugueses, os índios tinham seus sistemas de “educação” e linguagem próprios. Mas o que nós podemos afirmar, é que esta “educação” foi praticamente extinta, já que com a chegada dos portugueses, que trouxeram tanto uma nova língua, como uma série de novos costumes e uma carga cultural (econsequentemente educacional) muito grande.
Então, a educação indígena foi interrompida com a chegada dos jesuítas. Os primeiros chegaram ao território brasileiro em março de 1549. Comandados pelo Padre Manoel da Nóbrega que, quinze dias após a chegada edificaram a primeira escola elementar brasileira, em Salvador, tendo como mestre o Irmão Vicente Rodrigues, de apenas 21 anos. Irmão Vicentetornou-se o primeiro professor nos moldes europeus, em terras brasileiras, e durante mais de 50 anos dedicou-se ao ensino e a propagação da fé religiosa.
No Brasil os jesuítas se dedicaram à pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever. De Salvador a obra jesuítica estendeu-se para o sul e,em 1570, já era composta por cinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga) e três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia). Os religiosos permaneciam na tribo por um tempo e seguiam para outro local, mas eles logo perceberam que as conversões não se consolidavam. Então surgiram as missões. Os jesuítas passaram a deslocaramos nativos para outras localidades, construindo casas para abrigar as famílias, acabando assim com as práticas nômades, criando um sistema agrícola. Também lutaram fortemente contra a nudez, chegando até mesmo a aplicar punições severas como o açoite, o tronco e mutilações em praça. Mesmo passando propondo uma mudança tão drástica, as missões prosperaram. Começou a época do ensino de “ofícios”...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linha do tempo na educaçao brasileira
  • Linha do tempo da educação infantil brasileira
  • Linha do tempo da educação brasileira no período imperial
  • Linha do tempo da publicidade brasileira
  • Linha do tempo industrialização brasileira
  • Linha do tempo da educação no Brasil
  • Linha do tempo da educação no brasil
  • Linha do tempo educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!