Linha do Tempo: Contexto Político e Social

Páginas: 19 (4577 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2014
UNIVERISADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA – FEAR
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO






LINHA DO TEMPO:
Contexto político e econômico
(1900 – 2014)






Aluno: Mateus Lopes Soares
Professor: Leonardo Gehllen
Disciplina: Comércio Exterior




PASSO FUNDO, 05 DE AGOSTO DE 2014.
Revolução Industrial
Iniciado no século XVIII, a Revolução Industrialresultou em grandes transformações tecnológicas, econômicas, políticas, sociais e culturais, que definiram as bases do mundo contemporâneo.
A passagem de uma economia agrária e artesanal para uma economia industrial consolidou a burguesia como principal agente econômico; acelerou o êxodo rural e impulsionou o surgimento de grandes cidades; possibilitou a formação da classe operária, abrindocaminho para aluta de classes, que opôs burguesia industrial (proprietária dos meios de produção) e proletariado (detentor da força de trabalho); e estimulou a busca por novos mercados consumidores e fornecedores de matérias-primas, como metais, petróleo e borracha, o que resultou na partilha de países da África e da Ásia por nações ricas da Europa.
Primeira Guerra Mundial
A Primeira GuerraMundial aconteceu entre os anos de 1914 e 1918, porém, tempos antes, principalmente entre os anos de 1870 e 1914, o mundo vivia uma grande euforia que era conhecida como Belle Epóque (Bela Época). Era um período em que se experimentava um grande progresso tanto no campo econômico quanto no tecnológico. Os países ricos viviam momentos de esperança, crentes de que iriam impor seus desejos aos paísesmais pobres. Porem, na verdade, todo esse clima de festa estava escondendo fortes tensões que viriam a deflagrar aquela que também ficou conhecida como a Grande Guerra ou Guerra das Guerras, um dos maiores acontecimentos da história mundial.
Quanto mais os países europeus se industrializavam, maior ficava a disputa entre eles, que queriam dominar não apenas a Europa, mas modernizar sua economia sesobrepondo sobre as outras nações. Esse clima acirrado provocou uma forte tensão, pois os países industrializados disputavam os mercados consumidores mundiais e as matérias primas com todas as armas que lhes eram possíveis.
Causas
Com essa disputa acirrada pelo mercado mundial, foram surgindo os primeiros sinais de que uma grande guerra estaria vindo pela frente. O países da Europa começaram ainvestir em tecnologia de guerra, engrossando as fileiras do exército. Além disso, foi desenvolvido uma política que ficou conhecida como “política de alianças”. Foram assinados acordos militares que dividiram os países europeus em dois blocos, que mais tarde dariam início a primeira Guerra Mundial. A divisão colocava de um lado a Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro, que formavam a TrípliceAliança, e do outro a Rússia, França e Inglaterra, compondo a Tríplice Entente.
Não podemos esquecer do revanchismo que existia entre a França e a Alemanha, já que no final do século XIX durante a Guerra Franco-Prussiana o país havia perdido a região da Alsácia-Lorena para os Alemães, e agora desejavam poder retomar a região novamente.
Uma das causas que provocou a guerra propriamente dita foio assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, enquanto fazia uma visita a Saravejo, região da Bósnia-Herzegovina. O criminoso era um jovem que pertencia a um grupo Sérvio (Mão Negra) que era contra a intervenção da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. Insatisfeito com as atitudes tomadas pela Sérvia contra o criminoso, o império austro-húngaro declarou guerra àSérvia em 28 de julho de 1914.

Ascenção dos Estados Unidos
Ao final da guerra a Europa estava em ruínas no campo econômico e social, além de 13 milhões de pessoas que morreram durante a guerra. Houve não só prejuízo pela falta de crescimento da produção e de natalidade, mas também o endividamento dos países beligerantes que tiveram de contrair empréstimos, ceder parte de suas reservas de ouro e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • simbolismo contexto social e contexto politico
  • linha de tempo do servi o social
  • Linha do TEmpo do Serviço Social
  • Linha do Tempo de Serviço Social
  • Linha do tempo do serviço social no brasil
  • Brasil na linha do tempo do serviço social
  • linha do tempo da historia social da criança
  • Linha do tempo sobre a Política Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!