Linha de montagem

Páginas: 4 (957 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Linha de montagem


O Fordismo e o Toyotismo














      Na Segunda Revolução Industrial houve a introdução de outras tecnologias para otimizar a produção de energia emdetrimento do mecanismo a vapor de James Watt – a eletricidade e o petróleo. Estas novas fontes de energia possibilitaram o desenvolvimento de máquinas e ferramentas que fomentaram ainda mais aprodutividade em larga escala. Em virtude dessas inovações tecnológicas, algumas indústrias subverteram o modo de produção tradicional agregada ao pensamento do engenheiro norte-americano Frederick WinslowTaylor. 
Quando Taylor iniciou seu estudo referente às ciências da administração, no começo do século XX, tinha como objetivo acabar com o desperdício, a ociosidade e morosidade operária. Em 1903desenvolveu a técnica de racionalização do movimento, ou seja, analisou e controlou a ação do operário e da máquina em funções específicas, a fim de que fossem aperfeiçoadas. O taylorismo propõe a divisãodo trabalho em tarefas específicas, com execução repetitiva e contínua, no ritmo da máquina - motivo que o levou a receber críticas de robotizar o operário, limitar drasticamente sua expressão,impedi-lo de criar e participar do processo de produção. Contudo, os industriais não dispunham de mão-de-obra qualificada. Os trabalhadores eram imigrantes analfabetos de países distintos e não falavam omesmo idioma. 


           Para que as ideias fossem aceitas na classe operária, os industriais começaram a premiar os funcionários que aumentassem o número de peças produzidas para além da média.Taylor se encontrava com os responsáveis e chefes das indústrias para tentar convencê-los a deixar a produção tradicional e adotar a administração científica. Logo suas ideias foram aceitas pelasindústrias americanas e mundiais. 

 

Henry Ford
          Henry Ford, na primeira metade do século XX, em Detroit, coloca em prática as teorias de Taylor, lançando a produção em série, depois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Montagem linha de cloro
  • BPMN na linha de montagem
  • As linhas de Montagens da TLT
  • A LINHA DE MONTAGEM FORD
  • As linhas de montagem da tlt
  • Defeitos de linha de montagem
  • Balanceamento de uma linha de montagem
  • Linha de Montagem e Produção em Massa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!