Linha de finciamento

2858 palavras 12 páginas
Historia BRASKEM

A Braskem originou-se da Companhia Petroquímica do Nordeste Ltda. - Copene, empresa fundada em 1972, que passou posteriormente (1974) a se chamar Copene Petroquímica do Nordeste S.A.
Em 1979 a Organização Odebrecht, tradicionalmente ligada à construção civil, entrou no ramo petroquímico ao comprar um terço da Companhia Petroquímica de Camaçari (CPC), como parceira da Petrobras Química e da Mitsubishi Chemical.
Ao final do ano 2000 a participação do Banco Econômico na Conepar S.A., holding da Norquisa, controladora da Copene, foi levada a leilão, assim como a dos grupos Odebrecht e Mariani. Esse leilão e o segundo realizado em 2001 não obtiveram êxito, devido ao valor cobrado. Em 2001, a Norquisa, controladora da Copene, responsável por 40% da produção de matéria prima para a indústria petroquímica, foi adquirida pelo Consórcio Odebrecht-Mariani. Como resultado dessa transação, o consórcio obteve o controle da Polialden (que fabrica polietileno de alta densidade).
Em 2002, a Copene passou a chamar-se Braskem S.A., quando os grupos Odebrecht e Mariani integraram seus ativos no ramo petroquímico à Copene. A Braskem, a primeira petroquímica integrada do Brasil, combina operações da primeira e da segunda geração da cadeia produtiva do plástico.
Em 2005 a Braskem e a Petrobras Química S.A. – Petroquisa constituíram a Petroquímica Paulínia S.A., joint venture que responsável pela operação de uma unidade industrial de polipropileno que seria implementada em Paulinía, no interior de São Paulo.
Em 2006 a Companhia renovou a adesão ao Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa, do qual participa desde sua criação, em 2005. Suas ações também são negociadas, através de ADRs, na Bolsa de Nova York (NYSE), e na Latibex, seção de empresas latino-americanas da Bolsa de Madri, na Espanha.
A Braskem foi a única empresa industrial brasileira e uma das três empresas no Brasil a obter, um ano antes do prazo previsto, a certificação da

Relacionados

  • Matematica financeira
    1759 palavras | 8 páginas
  • Natura
    14108 palavras | 57 páginas
  • O mundo como você ve
    18608 palavras | 75 páginas