Lingüística e arqueologia/o novo museu de arqueologia e etnografia pedro paulo abreu funari/ josé jobeson de andrade arruda

4013 palavras 17 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E DA INFORMAÇÃO – ICHI

BACHARELADO EM ARQUEOLOGIA

Disciplina: História do Pensamento Arqueológico

Professor: Dr. José Alberione dos Reis

Lingüística e Arqueologia/O novo Museu de Arqueologia e Etnografia

Pedro Paulo Abreu Funari/ José Jobeson de Andrade Arruda

A Arqueologia é uma disciplina cuja multiplicidade de enfoques e especializações dificulta que se possam tecer generalizações a seu respeito. Todos têm como ponto em comum, no entanto, o fato de a Arqueologia construir seu conhecimento, principalmente, a partir da cultura material (cf. Funari, 1998: 9-16). Neste contexto, no final do século XVIII, o interesse pela Índia, em geral, e pelo sânscrito, em particular, levou à constatação de que a afinidade, tanto de raízes verbais, como de formas gramaticais, entre o sânscrito e as línguas européias devia explicar-se por uma origem comum.

Humboldt estabeleceu a superioridade cultural dos gregos, resultado de sua análise da perfeição lingüística do grego antigo, resultado, como o próprio alemão, da sua autenticidade e pureza, não contaminadas por elementos estrangeiros. A origem lingüística da vida social pode ser avaliada por uma passagem de Ernst Curtius, datada de meados do século passado:

"O povo que soube, de uma maneira tão peculiar, desenvolver o tesouro comum da língua indo-germânica foi o heleno. O primeiro feito histórico foi o desenvolvimento desta língua, feito já artístico. Entre suas irmãs, o grego deve ser considerado uma obra de arte, a tal ponto que, se dos helenos só nos restasse sua gramática, seria já um testemunho integral e válido dos dotes extraordinários e naturais deste povo.

Estabelecida a equação entre língua e raça, no contexto evolucionista do século passado, logo buscou-se no difusionismo a explicação para o desenvolvimento da civilização nos diferentes rincões (sobre a continuidade do uso do conceito de difusionismo,

Relacionados