Linguistica e aprendizagem de máquina

Páginas: 5 (1166 palavras) Publicado: 16 de dezembro de 2014
Interação entre linguística computacional e aprendizagem de máquina
Adriano Francisco Kultzak#
#Departamento Acadêmico de Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Av Monteiro Lobato, s/n - Km 04 CEP 84016-210 - Ponta Grossa - PR - Brasil
1adriano_fk@hotmail.com

Abstract— This article have as purpose to present in a short approach, the interaction between two subjects inthe computer science that can work together, it gives us an introduction about the use of computational linguistic and a presentation about the concept and some characteristics of machine learning, examples of interaction and a conclusion with the results achieved.
I. Introdução
Estudiosos da linguística como o pesquisador Noam Chomsky abriram caminho para que os conceitos da linguagem naturalpudessem ser aplicados em sistemas desenvolvidos para máquinas.
O processo de aprendizado de máquina é um recurso da pesquisa por inteligência artificial que pode ser utilizado em diversas frentes para a descoberta de conhecimento, como na bioinformática, no reconhecimento de padrões presentes em imagens, áreas que possuam grande volume de informação e como grande parte dos dados presentes nossistemas computacionais estão disponíveis na forma de texto, podemos obter resultados significativos a partir da associação entre linguística computacional e aprendizagem de máquina.
II. Linguística Computacional
O ser humano durante sua evolução desenvolveu e aprimorou a sua forma de se comunicar durante seus relacionamentos interpessoais. Ao analisarmos a situação na qual a interação entre homem emáquina fica cada vez mais comum no ambiente, observamos que o ser humano desenvolveu os protocolos e regras para que as máquinas se comuniquem entre si, porém regras estas que estão adaptadas a uma forma diferente de processamento de dados, que não é facilmente compreensível e demanda conhecimento teórico para o entendimento humano.
Para que a aproximação seja feita de um jeito no qual asmáquinas vão de encontro com a forma como um ser humano se comunica foi desenvolvida a linguística computacional que trata do processamento de nossa linguagem natural por sistemas computacionais. Sua utilização está sempre relacionada com temas inerentes ao uso de textos, por exemplo, sistemas tradutores, bancos de dados não relacionais que armazenam textos, clusterização e sistemas classificadores dedocumentos, descoberta de conhecimento em textos, entre outras aplicações.
III. Aprendizagem de máquina
Pensar na palavra aprendizado pode estar geralmente associado com a figura humana, porém, para que possamos adaptar alguns conceitos antes restritamente humanos aos sistemas computacionais desenvolvidos podemos considerar o termo aprendizado no seu sentido literal e não como uma figura delinguagem.
Um sistema capaz de aprender é aquele que toma decisões otimizadas baseadas no conhecimento acumulado com a tomada de decisões anteriores, é uma área de estudo abrangida pela Inteligência Artificial com pesquisas desenvolvidas para aprendizagem supervisionada, não supervisionada e por reforço.
Induzir o sistema a realizar tarefa baseada em dados que já possuem classificação é consideradauma abordagem supervisionada. Quando não há certeza sobre a saída esperada e é utilizada probabilidade para simular eventos não vividos está sendo aplicada a abordagem não supervisionada e quando o ambiente que se aplica a aprendizagem é totalmente observável como em uma aplicação para resolução de um jogo por exemplo, encaramos como aprendizagem por reforço.
As três formas descritas sãoutilizadas quando o problema e a solução estão na mesma base de dados (aprendizagem supervisionada), quando a solução será determinada de forma probabilística (aprendizagem não-supervisionada) ou quando o ambiente e todas as suas possibilidades pode ser controlado (aprendizagem por reforço).
IV. Análise do relacionamento
Quando se observa a linguística computacional pode ser levado em conta o fato de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aprendizagem de máquina
  • Aprendizagem de máquina
  • aprendizagem de maquina
  • Aprendizagem de maquina
  • Dificuldade de aprendizagem e variação linguistica
  • Inteligência Artificial
  • Avaliação da aprendizagem da análise linguística – o lugar do texto literário
  • A CONTRIBUIÇÃO DA LINGUÍSTICA DE CORPUS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!