Linguistica Textual

Páginas: 2 (496 palavras) Publicado: 1 de maio de 2015
ETAPA 1-  Ler e escrever é aprender a codificar e a decodificar?
A alfabetização e o letramento são fenômenos complexos e com algumas características. Ser alfabetizado resumia-se em conhecer ocódigo linguístico, ou seja, identificar as letras do alfabeto. Com o passar dos anos, ocorreram mudanças também nas concepções que dizem respeito ao aprendizado da leitura e da escrita, alfabetizado éaquele indivíduo que sabe ler e escrever.
Um indivíduo letrado, não sabe só ler e escrever, ele consegue utilizar a leitura e a escrita socialmente, compreendendo a linguagem como um fenômenoestruturado de forma dinâmica e coletiva modificando as suas condições iniciais, sob os aspectos sociais, culturais e cognitivos. Letrar significa trabalhar com os diferentes usos da escrita na sociedade.Linguisticamente, ler e escrever é aprender a codificar e a decodificar.
Decodificar é transformar os sinais gráficos em sons da fala (ler) e codificar é transformar os sons da fala em sinais gráficos(escrever). 
Ler e escrever não proporciona apenas a aprendizagem de conteúdo educativo, e sim contribui para a formação de indivíduos que conseguem usar a linguagem de comunicação entre as pessoas eculturas. 
ETAPA 2- “O que o artigo define como método operativo?”; “No que a fala se diferencia da escrita?
O método operativo é um tanto quanto demorado, pois esse método se preocupa com a qualidade doque é produzido e não tanto com a sua quantidade. Esse método se divide em fases, como Preparatória, Desenvolvimento e Revisão. AFase Preparatória compreende as informações, organiza o material e elabora um roteiro; A Fase do Desenvolvimento é a produção do texto de acordo com a elaboração desse roteiro;A Fase da Revisão é a parte em que o aluno faz a sua própria revisão e depois passa para um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • linguistica textual
  • Linguística textual
  • Linguística Textual
  • Linguistica Textual
  • Línguistica Textual
  • Linguística Textual
  • linguistica textual
  • linguistica textual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!