Linguistica 1

Páginas: 7 (1611 palavras) Publicado: 26 de março de 2015

RESUMO
DE
LINGUISTICA















Vanessa Maciel Castro
Fonoaudiologia



Mostra-se que, a descoberta da linguagem nos deu o poder decriar, se inventar, trocar informações, entre tantas possibilidades de aprendizagem que a linguagem nos proporciona. A linguagem verbal, considerada como a mais importante, exerce seu papel importantíssimo de comunicação em sociedade. Sendo complexa, a linguagem foi aos poucos se diferenciando, deixando um desafio para os estudiosos que buscam a compreensão.

1. Uma breve historia sobre oestudo da linguagem

A linguagem é expressa por diversas culturas, mitos, cantos e inicialmente estudada pelos hindus por religião para que os textos religiosos são mudassem ao serem proferidos. Foi questionada pelos gregos a relação entre o conceito e o que o leva. Preocupando-se se haveria relação entre uma palavra e seu significado. Já Aristóteles seguiu outra direção, tentando analisar umaestrutura linguística, distinguindo as partes do discurso e enumerar as categorias gramaticais. Já entre os latinos, dedicaram-se a gramatica tentando defini-la como ciência e a arte. Pelos modistas, a gramatica foi definida como universal e que as regras são independentes das línguas. Provocado pela Reforma, no século XVI, os livros sagrados começaram a ser traduzidos em enumeras línguas. Surgindoem 1502 dicionário poliglota, o mais importante dicionário, do italiano Ambrosio Calepino.
De acordo com, Gramática de Port Royal, de Lancelot e Arnaud no século XVII e XVIII (1960), a linguagem se cria na imagem do pensamento, sendo assim, os princípios de analise servem para qualquer tipo de língua.
No século XIX surgiu o interesse pelo estudo do modo de falar, comparando-os entresi. E nesse período foi desenvolvido através da metodologia uma análise dos fatos observados. O estudo evidenciou que a língua se transforma independente dos homens, sendo modificada constantemente e se manifestando de forma regular.
Em 1816 Franz Bopp publicou sua obra sobre o sistema de conjugação do sânscrito, comparada a outras línguas, é considerada o marco do surgimento da linguística.Sendo descoberta a semelhanças entre as línguas e parte da língua europeia evidencia a existência de uma relação de parentesco, que constituem uma família chamada indo-europeia.

2. O que é a linguagem ?
A linguagem de um modo geral são manifestações de diversas formas. O desenvolvimento da linguagem levou estudiosos a proporem definições para a linguagem, com pontos próximos ou bemdiferentes.
Saussure definiu a linguagem como muito abrangente por vários domínios como: física, fisiológica e psíquica e pertence ao domínio pessoal e social. A linguagem é de grande complexidade pois envolve a psique humana. Saussure definiu a língua como um objeto unificado e suscetível de classificação. Para Saussure, a língua era um sistema de signos; unidades que organizadamente se relacionamdentro de um todo.
O estudo da linguagem é feito em duas partes inseparáveis: uma que investiga a língua e outra que analisa a fala. Língua é condição para se produzir a fala, mas não há língua sem o exercício da fala. Havendo então duas linguísticas; a da língua e da fala. Saussure focalizou a linguística da língua, “produto social depositado no cérebro de cada um”.
Os seguidoresde Saussure se esforçaram para explicar a língua por ela própria, estudaram varias relações entre ela e o valor funcional dessas diferentes relações. Baseada nas ideias de Saussure, a analise linguística foi denominada como estruturalismo. Os princípios dessa teoria ultrapassaram as fronteiras da linguística e tornaram-se “ciência piloto” entre as demais ciências.
Noam Chomsky, no século XX...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividade 1 Introduçao à Linguística
  • questionario 1 e 2 linguistica
  • Introduçao a Linguistica 1
  • Linguistica que é isto prefacio 1
  • 1
  • Resenha I introdu o linguistica 1
  • Questionário Unidade II (2015/1) Linguistica
  • Resumo historia concisa da linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!