LINGUAPORTUGUESA

1865 palavras 8 páginas
Dossiê I da Unidade: Um Breve Panorama Histórico.

O que caracteriza e diferencia a concepção de educação nas duas maiores polis gregas?

As duas maiores polis gregas são: Homero e Hesíodo suas características são Hesíodo representam o mundo do ponto de vista rural exaltando a importância do trabalho, que não haja preguiça, e que não a lucros com as riquezas desonestas; Homero são educativos no sentido de produzir modelos comportamentais universais, extrapolando o tempo e o espaço, falam também dos valores e a importância dos guerreiros, da luta, do herói, da coragem da lealdade, bravura e que as ações humanas se explicam pelo sobrenatural.

Comente a atualidade de, pelo menos duas das máximas retiradas da obra de Hesíodo.

Vindo para a atualidade a obra e o trabalho de Hesíodo nos trouxe a ginástica para os adolescentes, dando-lhes organização, fortalecimento do corpo e o enrijecimento do caráter. Também antes de um modo geral e agora mais aprofundada na teoria e na prática a gramática (ler, escrever e contar).

Qual a contribuição trazida pelo cristianismo à educação Romana?

O cristianismo deu-se e tomou força na crise interna e de guerras civis, trazendo doutrinas a serem seguidas, dando sentido ao mundo, um criador que é Deus. Trazendo uma nova concepção de homem centrados nos valores evangélicos e uma nova concepção de família, trazendo benefícios a educação pois tiveram que aprender a respeitar, amar, ser humilde, cooperativo, solidários, entre outros conceitos.

Dossiê II da Unidade: A Educação na Medialidade

Escolha um dos fatores que contribuíram para a formação do mundo ocidental medieval e amplie seus conhecimentos sobre o mesmo por meio de uma pesquisa. Registre em poucas linhas, uma síntese do que você aprendeu.

Um dos fatores foi o surgimento e fortalecimento da igreja como uma forte fonte de política e cultura de ensino. Vindo com o tempo a mudança do foco da doutrina obtendo valores dominantes

Relacionados