linguange socidade cogni o

1193 palavras 5 páginas
UNESA - PROFA. CLEONICE DIAS - 2014 / 2º SEM.
ANÁLISE TEXTUAL - I - LINGUAGEM, SOCIEDADE E COGNIÇÃO
Fonte: KENEDY et al -Organização PAES - Ed.UNESA , 2013 e ABAURRE /ABAURRE, Ed.Moderna/UNESA, 2007

I - USOS DA LINGUAGEM

LINGUAGEM E LINGUA- Os termos parecem se referir a conceitos próximos - porém trata-se de 2 (duas ) realidades diferentes:
LINGUA EXISTE SIMULTANEAMENTE NO INDIVÍDUO QUE A FALA - O IDIOMA. ( EX :PORTUGUÊS) E NA SOCIEDADE EM QUE ESTÁ INSERIDO (BRASILEIRO) - SENDO POR ISSO, UM FENÔMENO SOCIOCOGNITIVO
Para Saussure (1916,p.17- in 2004) - " A LINGUA NÃO SE CONFUNDE COM A LINGUAGEM, POIS É SOMENTE UMA PARTE DETERMINADA E ESSENCIAL DELA".
LÍNGUA = fenômeno cognitivo e sociocultural.
CARACTERISTICAS DA LINGUA : 1º fator - A EXISTÊNCIA DE UM LÉXICO (SIGNIFICANTES, SIGNIFICADOS) E O NÚMERO TOTAL DE PALAVRAS OU EXPRESSÕES EXISTENTES NO LÉXICO É BASTANTE GRANDE/VARIÁVEL E VARIA BASTANTE DE LINGUA PARA LINGUA.
Pode ser compreendido como o conjunto de palavras e expressões, que são socialmente compartilhadas pelos falantes de uma língua.
2º fator de CARACTERÍSTICA - A GRAMÁTICA - AS LINGUAS HUMANAS POSSUEM UM SISTEMA COMBINATÓRIO(gramática). QUANDO FALAMOS UMA LINGUA, SOMOS CAPAZES DE PRODUZIR E COMPREENDER UM NÚMERO INFINITO DE FRASES E TEXTOS.
A linguagem, na forma de um sistema combinatório que opera recursivamente sobre o léxico, é um fenômeno exclusivo identificado somente na espécie humana.
Recursividade é a principal diferença entre as línguas humanas com os sistemas mais gerais de linguage (humanos ou animais). A recursividade representa a combinação entre os componentes de uma língua (o léxico e a gramática)).
Observamos frequentemente, na elaboração de textos, o uso simultâneo das linguagens: verbal e não-verbal (fotos / imagens/ mapas ,desenhos etc), que nos permitem alcançar determinado efeitos de sentido (esclarecimento).

Relacionados