Linguagens geradoras: uma proposta de seleção e articulação de conteúdos em educação infantil.

Páginas: 3 (547 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2012
Dr. Brazelton, juntamente com o psiquiatra infantil da Escola de Medicina de Harvard, Dr. Joshua Sparrow, oferecem nestas páginas orientações a respeito do desenvolvimento infantil de 3 a 6, assimcomo os desafios e as questões mais importantes e freqüentes no atraso da fala.
O autor nos leva a refletir, utilizando exemplos de situações vivenciadas por crianças, deste modo fica fácil fazer umparalelo entre a teoria e a prática .
Parte da brincadeira nesta fase pode ser por imitação dos pais, mas segundo Piaget uma parte maior é para se relacionar com a sua imagem interior. Ela começa aorganizar as emoções e expressá-las como sentimentos; sendo criada uma confiança mútua, o ambiente propicia que ela externalize seus sentimentos e temores. É mais independente, querendo fazer tudosozinha, procurando imitar os adultos, com quem convive em palavras e atitudes. Em muitas coisas nos surpreende com sua criatividade e originalidade.
Segundo o texto a criança responde a orientaçõesverbais desde que não se distraia ou encontre grande dificuldade. Nesta idade a criança distrai-se facilmente, tendo dificuldades para manter sua atenção por um longo tempo, e se prender a regras. Emcontra partida, nesta fase a criança de 3 anos esta ansiosa para aprender novas palavras e desta forma aumentar o seu nível de comunicação; comunicação esta, que gera na criança um sentimento defelicidade e o impulso de aprender mais.
A capacidade de linguagem permite apreciar a conversa e reagir bem a sugestões verbais. Com três anos, a criança já possui potenciais recebidos do meio familiar,cuja consolidação depende, em parte, da estimulação e receptividade do meio que se expressam, neste caso o texto relata que a forma com que os pais falam com a criança ajudam a sentir-se maiscompetentes, do mesmo modo que a fala torna-se um meio de criar responsabilidades sobre o que disse.
Assim como a capacidade de comunicação dá a criança um sentimento de satisfação, o autor deixa claro que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conteúdos Educação Infantil
  • A importância dos conteudos na educação infantil
  • Blocos de Conteudos Educacao Infantil
  • Proposta de atividade para Educação Infantil.
  • propostas das instituiçoes de educação infantil
  • Proposta curricular na educação infantil
  • Proposta de trabalho na educação infantil
  • Proposta pedagogica para educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!