Linguagens de programacao conceitor

1520 palavras 7 páginas
1) Faça um resumo sobre os conceitos de linguagem de programação, assim como sua estrutura, os conceitos de sintaxe e semântica, tipos de dados, expressões e atribuições.
Conceitos de linguagem de programação
Primeiramente, temos que entender o “porquê” de estudar os conceitos de Linguagens de programação. Podemos destacar: escolha mais consciente da linguagem adequada para cada caso, aumenta a capacidade de expressar ideias, auxilia na aprendizagem de novas linguagens e no entendimento da implementação, usar a linguagem de forma inteligente, melhoria na capacidade de projetar novas linguagens, avanço global da computação.
Critério de avaliação da linguagem: * Legibilidade – é a facilidade de um programa ser lido e entendido; * Simplicidade – menor quantidade de componentes básicos torna mais fácil aprender a linguagem; * Ortogonalidade – um conjunto pequeno de construções primitivas pode ser combinado em um número pequeno de maneiras para construir as estruturas de controle e de dados. Seria a “falta de exceções à regra”. * Instruções de controle – na década de 70, a revolução da programação estruturada foi motivada em grande parte pelo repúdio pelas instruções de controle das linguagens das décadas anteriores, como grande exemplo o goto, que prejudicava extremamente a legibilidade do programa. Um programa que se lê na ordem é muito mais fácil de entender que um onde se “pula” de um de uma instrução para outra não adjacente. * Tipos de dados e estruturas – definir tipos e estruturas de dados de maneira mais fácil. Exemplo: se tivéssemos que usar um numérico para expressar um tipo booleano, e dissesse “numero = 1” ao invés de “numero = true”, prejudicaria a clareza. * Sintaxe – descreve as regras da linguagem de programação, o modo de escrever o programa, o conjunto básico de palavras e símbolos que serão utilizados. Tem um efeito significativo sobre a legibilidade do programa. Exemplo: * Formas identificadoras –

Relacionados