Linguagens de programação

Páginas: 61 (15061 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
Introdução à Linguagem de Programação
Uma linguagem de programação é um vocabulário e um conjunto de regras gramaticais usadas para escrever programas de computador. Esses programas instruem o computador a realizar determinadas tarefas específicas. Cada linguagem possui um conjunto único de palavras-chave (palavras que ela reconhece) e uma sintaxe (regras) específica para organizar as instruções(instruções mesmo) dos programas.
As linguagens de programação podem ser classificadas, em uma escala relativa à sua semelhança com a linguagem humana, em:
* Linguagem de Máquina;
* Linguagem Assembly;
* Linguagem de Alto Nível e
* Linguagem de Quarta Geração.

LINGUAGEM DE MÁQUINA (Machine Language)

É a linguagem de mais baixonível de entendimento pelo ser humano e a única, na verdade, entendida pelo processador (CPU).
É constituída inteiramente de números, o que torna praticamente impossível entendê-la diretamente. Cada CPU tem seu conjunto único de linguagem de máquina, definido pelo fabricante do chip.
Uma instrução típica em linguagem de máquina seria algo como:
0100 1111 1010 0110 .
As instruções presentes nalinguagem de máquina são as mesmas da linguagem do nível mais acima (linguagem assembly).
Os programas escritos nas linguagens de mais alto nível são convertidos (compilados ou montados) para a linguagem de máquina específica, para que possam ser executados pelo computador.
Um programa em linguagem de alto nível que foi compilado para executar em determinada CPU precisa ser recompilado (emuitas vezes reescrito), para que possa ser executado em outra CPU que não tenha o mesmo conjunto de instruções.
Essa linguagem é também classificada como linguagem de primeira geração.
LINGUAGEM ASSEMBLY
Assembly
Criada na década de 50, o Assembly foi das primeiras linguagens de programação a aparecer. Ela usa uma sintaxe complicada e "exageradamente" difícil, isto porque, antes da década de 50 osprogramadores de máquinas tinham que escrever instruções em código binário, qualquer coisa como: 0110010110011011010110011010111010110101 ... Para escrever uma instrução. Na verdade, o Assembly foi criado para facilitar o uso dessa tarefa, mas é considerado uma linguagem de baixo nível, pois tudo o que o processador interpreta tem que ser descrito pelo programador. Assim o código acima seria "addEAX" em Assembly. Bastava apenas, depois de estar concluída a escrita do código, rodar o compilador e tínhamos o programa.
* Vantagens: programas extremamente rápidos e pequenos.
* Desvantagens: tempo de desenvolvimento lento e sujeito a erros; código preso a uma arquitetura

É a linguagem de nível imediatamente acima da linguagem de máquina. Ela possui a mesma estrutura e conjunto deinstruções que a linguagem de máquina, porém permite que o programador utilize nomes (chamados mnemônicos) e símbolos em lugar dos números. A linguagem assembly é também única para cada tipo de CPU, de forma que um programa escrito em linguagem assembly para uma CPU poderá não ser executado em outra CPU de uma famíliadiferente.
Nos primórdios da programação todos os programas eram escritos nessalinguagem. Hoje, a linguagem assembly, é utilizada quando a velocidade de execução ou o tamanho do programa executável gerado são essenciais. Atualmente a maioria dos programas é escrita em linguagens de alto nível, tal como C, Pascal , Delphi, Kylix, Visual Basic, etc. devido à facilidade de criação e manutenção dos programas. Todos os programas escritos nessas linguagens são convertidos para alinguagem de máquina para serem executados pelo processador. A conversão da linguagem assembly para a linguagem de máquina se chama montagem, e é feita por um programa chamado montador (ou assembler). Uma típica instrução em assembly seria :
ORG 100
LDAA # $10
END | Essa linguagem é também classificada comolinguagem de segunda geração, e, assim como a linguagem de máquina, é considerada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linguagens de programação
  • Linguagem programação
  • Linguagem de programação
  • linguagem de programação
  • Linguagens de programação
  • Linguagens de programação
  • Linguagem e programação
  • Linguagem de programação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!