linguagem

Páginas: 6 (1283 palavras) Publicado: 19 de março de 2014
# Regionalismos

O Brasil é um país com um território amplo e mesmo assim ainda possui uma língua única. Além de contribuir para uma grande diversidade nos hábitos culturais, religiosos, políticos e artísticos, a influência de várias culturas deixou na língua portuguesa marcas que acentuam a riqueza de vocabulário e de pronúncia. É importante destacar que as diferenças na nossa língua nãoconstituem erro, mas são consequências das marcas deixadas por outros idiomas que entraram na formação do português brasileiro. Entre esses idiomas estão os indígenas e africanos, além dos europeus, como o francês e o italiano. A influência desses elementos presentes em cada região do país, aliada ao desenvolvimento histórico de cada lugar, fez com que surgissem regionalismos, isto é, expressõestípicas de determinada região. Essa variedade linguística pode se manifestar na construção sintática – por exemplo, em algumas regiões se diz "sei não", em outras "não sei", mas a grande maioria dos regionalismos ocorre no vocabulário. Assim, um mesmo objeto pode ser nomeado por palavras, diversas, conforme a região. Por exemplo: no Rio Grande do Sul, a pipa ou papagaio se chama pandorga; o semáforo podeser designado por farol em São Paulo, e sinal ou sinaleiro no Rio de Janeiro.
Regionalismo é, na língua, o emprego de palavras ou expressões peculiares a determinadas regiões. Em literatura, é a produção literária que focaliza especialmente usos, costumes, falares e tradições regionais.
Exemplos de regionalismos:
Nordestinês:
Abestado = Bobo, leso, tolo.
Abirobado = Maluco.
Abufelar -Irritar, ficar brabo.
Amancebado = Amigado, aquele que vive maritalmente com outra.
Amarrado = mesquinho; avarento.
Arretado = tudo que é bom; bacana; legal.
Avalie = Imagine.
Avariado das idéias = meio amalucado.
Avexado = Apressado.
Bater a caçuleta = Morrer.
Bizonho = triste, calado.
Brenha = Lugar longe de difícil acesso; escuro.
Briba = Pequena lagartixa.
Bruguelo = Criança pequena
Seum paulista conversar com um morador do Espírito Santo ele pode ouvir as seguintes palavras:
Taruíra: lagartixa
Pocar: estourar, arrebentar
Pão de sal: pão francês

# Variação linguística
Todas as variedades linguísticas são aficazes na comunicação verbal e têm valor nas comunidades faladas. Por isso, não existe um jeito mais certo de falar. Entretanto, uma das,variedades linguísticas, aVARIEDADE PADRÃO também chamada de língua padrão ou norma culta, têm grande prestigio na sociedade, por ser o tipo de língua utilizado na maioria dos jornais, livros, documentos, textos didáticos e cientificos. Também é a língua falada em alguns programas de rádio e de televisão e pelas pessoas que tiveram maior acesso aos estudos.
Todas as variedades linguísticas diferentes da variedade padrãorepresentam a língua não padão.
LÍNGUA PADÃO ou VARIEDADE PADRÃO:é a variedade linguística de maior prestigio social.LINGUA NÃO PADRÃO:é um conjunto de todas variedades linguísticas diferentes da variedade padrão.

Gíria e jargão: A língua muda conforme situação.
A língua varia no tempo e no espaço. Há ainda as variações linguísticas dos grupos sociais (jovens, grupos de profissionais, etc) e atémesmo, há variação quando um único indivíduo, em situações diferentes, usa diferentemente a língua, de forma a se adequar ao contexto de comunicação. Uma dessas variações é a "gíria", que são as palavras que entram e saem da moda, de tempos em tempos.

Você conhece o "Dicionário dos Mano"? Aqui vão alguns exemplos:

Mano não briga: arranja treta.
Mano não cai: capota.
Mano não entende: seliga.
Mano não passeia: dá um rolê.
Mano não come: ranga.
Mano não fala: troca ideia
Mano não ouve música: curte um som.

Jargão
Jargão é o modo de falar específico de um grupo, geralmente ligado à profissão. Existe, por exemplo, o jargão dos médicos, o jargão dos especialistas em informática, etc.
Imagine que você foi a um hospital e ouviu um médico conversando com outro. A certa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linguagem
  • Linguagens
  • Linguagem
  • Linguagem
  • linguagem
  • Linguagem
  • Linguagem
  • LINGUAGEM

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!