linguagem e conmunicação

594 palavras 3 páginas
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL GALILEU GALILEI
ESCOLA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CECILIA MEIRELES
TECNICO EM ENFERMAGEM

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
QUAL É O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA ENFERMAGEM
Linguagem e Comunicação
TAMARA PACHECO ROLIM TE32

Porto Alegre, 05 de Julho de 2014. SUMÁRIO 1. Relação enfermeiro e paciente.........................2 2. Comunicação com o Paciente.................. ........3 3.Conclusão..........................................................4 4. Bibliografia ........................................................5 6 . Anexos..............................................................6

2. Relação enfermeiro e paciente
A relação enfermeiro paciente é uma das questões mais importantes no tratamento de uma pessoa que se encontra hospitalizado, que muitas vezes está fragilizada e com medo do tratamento.

Uma equipe de enfermagem humana, atenciosa trará confiança ao paciente e com isso a relação enfermeiro paciente será potencializada. Por outro lado, se o paciente percebe um descaso por parte deste profissional, a relação enfermeiro paciente estará abalada e com certeza esse paciente terá dificuldades de aceitar ou até mesmo continuar o seu tratamento.

Para que a relação enfermeiro paciente seja construída é preciso muito mais do que carisma do profissional. Este deve desempenhar sua função assistencial e ao mesmo tempo buscar entender o que se passa com o paciente para poder auxiliá-lo no momento da internação.

A relação enfermeiro paciente não é apenas importante quando o paciente encontra-se internado. Na Estratégia da Saúde da Família essa relação torna-se uma arma importante, pois o enfermeiro acompanha essa família na sua intimidade.

A relação enfermeiro paciente é construída com atenção,

Relacionados

  • Pesquisa Qualitativa RAE
    5454 palavras | 22 páginas
  • Plano de comunicação
    5899 palavras | 24 páginas